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Publicação das pesquisas da Linha 2
Hospitais, Medicina e Práticas de Cura no Espaço Atlântico Lusófono
Ana Nemi, André Mota, Isabel dos Guimarães e Maria Antônia Lopes (org.)
Estudos sobre o Atlântico lusófono são importantes para compreendermos a formação das redes globais dentro das quais nos encontramos hoje, assim como suas tramas históricas, enredos, experiências e disputas políticas. Esse livro oferece ótima contribuição para esses debates, pois destaca o tema dos hospitais, do acolhimento aos doentes e pobres e das práticas médicas, tema, aliás, fundamental em um mundo construído sob a égide da conquista de direitos sociais.
Muito se tem discutido sobre as estruturas do Império português, e parece consenso o lugar ocupado pelas santas casas de misericórdia desde os trabalhos de Charles Boxer. Estudos recentes, no entanto, incorporando o tema dos saberes e práticas médicas atuando sobre corpos escravizados e outros corpos fundamentais para a organização do Império, indicaram caminhos de pesquisa que permitiram descobrir modos de governar, curar e elaborar conhecimentos que fazem parte da história dos hospitais, da medicina e das práticas de cura no espaço Atlântico lusófono. Este livro pretende contribuir para o avanço dessas pesquisas. Por isso, os textos abordam lugares do Império Atlântico português entre os séculos XVI e as primeiras décadas do século XX, e destacam acontecimentos vinculados à produção de conhecimento e à organização administrativa de hospitais e instituições de acolhimento e tratamento de doenças nos quais se pode observar marujos, esmoleres, médicos, militares, curandeiros locais, entre muitos outros personagens.
Entre o Público e o Privado: Hospital São Paulo e Escola Paulista de Medicina (1933 a 1988)
Ana Nemi
O Hospital São Paulo foi fundado como hospital escola da EPM em 1936, como parte de uma Sociedade Civil sem fins lucrativos e de caráter filantrópico que recebia a população não protegida pela previdência social. O fio condutor deste livro foram os números, em busca das origens e dos caminhos dos recursos para o financiamento do Hospital e do ensino de clínicas da EPM, mas também se fez necessário observar os lugares da política paulista, seus diálogos com os diversos brasis, suas fabulações acerca da “singularidade” da história dos paulistas e as tensões evidentes nos espaços da Escola e do Hospital entre o que se chama de público e o que se considera privado, salientando-se os limites e articulações entre essas duas esferas no cotidiano das vidas de seus personagens.
Neste livro, o financiamento das ações de saúde desenvolvidas por um hospital filantrópico, o Hospital São Paulo, gerido pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), é estudado de maneira a evidenciar que o conjunto das leis que vem legitimando e estruturando as práticas filantrópicas no Brasil do século XX criou distorções que incidem negativamente sobre hospitais, como HSP que atendem, majoritariamente o público chamado de “indigente”, antes da criação do SUS, e aos cuidados que utilizam o SUS após após a constituição de 1988. Entre a fundação da EPM em 1933, do seu Hospital escola em 1936, a federalização da Escola em 1956, a manutenção do Hospital como privado e filantrópico sob gestão da SPDM e responsável por acolher o ensino de clínicas da Escola, muitas trilhas históricas que permitem, também, discutir as escolhas políticas feitas em saúde pública no Brasil.
Histórias Ibéricas
Ana Nemi
Conhecer a História Ibérica permite uma melhor compreensão do processo de colonização e do encontro de culturas que ocorreu no Brasil há 500 anos, quando se estruturaram os reinos cristãos e se desenvolveram as grandes navegações. Permite, também, entender o movimento de apogeu e decadência desses reinos, assim como tudo o que veio depois, até os tempos atuais, com os novos desafios que Portugal e Espanha enfrentam. Nesta obra, de autoria de uma das maiores especialistas que temos, Ana Nemi apresenta um amplo panorama da História Ibérica, revelando o movimento político, econômico e cultural dos países ibéricos e a relação destes com o Brasil. Momentos-chave são analisados com vigor, permitindo a alunos e professores de cursos de História, assim como aos demais interessados, conhecer o estado atual do conhecimento sobre as questões tratadas.