[mini-curso] A Cátedra Lourenço da Silva Mendonça/IEAC realizará o Mini-curso: GPS DA ANCESTRALIDADE
Para mais informações: clique aqui
[webinário] Os dilemas do antropoceno e a resposta religiosa: percursos e iniciativas da ONU no âmbito ambiental e religioso.
Data: 30/05/2025, 14h
Lançamento de Livro: Fofoca suja: ideias sobre África e a história da escravatura em Njinga, Rainha de Angola (2013)
30/05/2025 - 16:00 a 18:00
Resumo: Estudo crítico da historiografia ocidental sobre a Rainha Njinga, oferecendo uma perspectiva inédita. Rainha Njinga foi uma das mais importantes líderes políticas africanas no século XVII dos reinos do Ndongo e da Matamba. Ela lutou arduamente para travar a invasão, conquista e colonização portuguesa do território que é hoje Angola, e, sobretudo, o tráfico de escravizados. Angola produziu um filme sobre sua vida, Njinga, Rainha de Angola , em 2013, como a sua primeira produção nacional de alto orçamento, convidando, no entanto, um diretor português para a sua realização. O webnário argumenta que o filme apresenta ideias equivocadas, superficiais e estereotipadas de África e da história da escravatura, baseando-se na maior parte na fofoca suja da historiografia colonial ocidental. Analisa a falsificação da organização política do reino do Ndogno e da Matamba, a omissão da escravatura, a banalização dos conflitos com os invasores portugueses, a ofuscação da liderança e a resistência bem sucedida de Njinga contra a violencia e brutalidade da invasão e escravização.
Os dilemas do antropoceno e a resposta religiosa: percursos e iniciativas da ONU no âmbito ambiental e religioso.
Data: 30/05/2025, 14h
I Simpósio de História do Retrato: Teorias, metodologias e estudos de caso
Local: Anfiteatro - EFLCH - UNIFESP.
Endereço: Estr. do Caminho Velho, 333 - Jardim Nova Cidade, Guarulhos - SP
Horário de início: 14h
Horário de término: 21h30
Datas: 06/05/2025 e 07/05/2025
[oficina] Oficina sobre Pesquisa Participativa Baseada na Comunidade
Professora responsável: Taiza Stumpp
Modalidade: Pós-graduação
Período: 11/03/2025 a 21/03/2025
Carga horária total: 4 h ( Prática: 2 h - Teórica: 2 h )
Presencial ou online: Presencial
Local de realização: Edifício da Reitoria Unifesp - Sala de Reuniões. Rua Sena Madureira , 1500 -Vila Clementino - SAO PAULO / SP. CEP: 04021-001
Resumo: A pesquisa participativa baseada na comunidade (PPBC) é uma forma de pesquisa que considera não somente as demandas de uma comunidade, como também envolve esta comunidade no seu planejamento, execução e análise. A PPBC se constroi mediante a identificação de contextos que apresentam uma demanda por mudanças sociais que impactem a comunidade em questão e se caracteriza pelo envolvimento de todos os parceitos no processo, reconhecendo e valorizando cada um(a). Embora a PPBC na América Latina tenha surgido num contexto de movimentos sociais mais ativos nas décadas de 1960 e 1970, ela se insere atualmente na comunidade acadêmica como uma forma de contribuir para a diminuição da distância entre a universidade e a sociedade, integrando a academia no seu contexto social.
Mais informações, acesse aqui