Congressos

I Congresso do Instituto de Estudos Avançados e Convergentes (IEAC), da UNIFESP

O “I Congresso do Instituto de Estudos Avançados e Convergentes (IEAC) da UNIFESP” tem como objetivo divulgar os principais resultados científicos e ações dos diversos grupos de pesquisa, trabalho e cátedra do IEAC, abrangendo abordagens interdisciplinares e convergentes nas mais diversas temáticas. Além de apresentações, o evento estimulará o debate sobre temas atuais da mais alta importância como Riscos Globais, Saúde Mental, Racismo, Ciência de Dados e Inteligência Artificial, Tecnopolítica e Democracia, Pandemia, Oncologia, Longevidade, Formação científica, produção e difusão da ciência.  Retomando os encontros presenciais, o evento facilitará a colaboração e convergência interdisciplinar entre estudantes, pesquisadores eos grupos de trabalho, de estudos e pesquisa que compõem o IEAC-UNIFESP (https://ieac.unifesp.br/pesquisas/grupos-de-estudos-e-pesquisa). Além disso, com a participação de outros Institutos de Estudos Avançados (IEAs) do Brasil, membros do Fórum Brasileiro de Instituto de Estudos Avançados (FOBREAV), pretende ampliar o diálogo e a colaboração entre os  IEAs, visando potencializar as pesquisas, impulsionar a disseminação dos trabalhos e otimizar a atuação desses Institutos.

Público-alvo: estudantes, pesquisadores, jornalistas, profissionais de diversas áreas de atuação

Data: 22 a 24 de novembro de 2023

Locais: 22 e 24/11:  Anfiteatro Térreo da Reitoria da UNIFESP (Rua Sena Madureira 1500, São Paulo); 23/11: Anfiteatro Leitão da Cunha (Rua Botucatu 720, São Paulo)

Link para inscrição

Quarta-feira, 22/11/2023

Anfiteatro Térreo da Reitoria (Rua Sena Madureira 1500, térreo)

14h00

Abertura: Profa. Dra. Raiane Patrícia Severino Assumpção (Reitora da UNIFESP), Profº Dan Rodrigues Levy (Chefe de Gabinete) Prof. Dr. Fernando Atique (Pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFESP), Prof. Dr. Ivo da Silva Júnior (presidente do IEAC da UNIFESP) / Profa. Dra. Maria Lucia O. S. Formigoni (vice-presidente do IEAC da UNIFESP)

14h30 – 18h00 – Apresentações dos Grupos de Pesquisa, Cátedra e Grupos de Trabalho do IEAC: avaliação e planejamento

Grupo de Estudo e Pesquisa:

Cátedra:

15:30- 15:45 Intervalo

Grupos de Trabalho

Quinta-feira, 23/11/2023

Anfiteatro Leitão da Cunha (Rua Botucatu, 720)

Manhã:

8h30 – 10h00

Sessão: Dilemas Éticos

Mesa-Redonda: Entre Educação e Saúde na contemporaneidade

10h15 – 11h45

Conferência: O conceito de sofrimento moral do enfermeiro nas situações de final de vida vivenciadas em UTI, Maiara Rodrigues dos Santos (Professora Doutora do Departamento Materno Infantil e Psiquiátrica, Universidade de São Paulo).

Tarde:

Sessão: Riscos Globais

15h00 – 16h30

Mesa-redonda: Riscos Globais: identificação, mitigação e possíveis soluções para ameaças iminentes.

16h30 – 18h00

Conferência: Bioética e ética da responsabilidade, fundamentos para um amanhã sustentável Prof. Dr. Fabrizio Turoldo (Università Ca’ Foscari-Veneza/Itália)

Sexta-feira, 24/11/2023

Anfiteatro 4º andar da Reitoria (Rua Sena Madureira, 1500, 4º andar)

Manhã

10h30 – 1h00

Sessão: Sessão: Saúde Mental

Mesa-redonda: Educação e transtornos do desenvolvimento

Debate

Anfiteatro Térreo da Reitoria (Rua Sena Madureira 1500, térreo)

9h30 – 11h00

Sessão: Scici – Science in Circulation

Mesa-redonda: Ciência e Circulação Internacional: formação, produção e difusão

11h00 – 12h00

Conferência: Elites intelectuais em circulação: as relações científicas entre Brasil e França na primeira metade do século XX.  Profa. Dra. Márcia Consolim (UNIFESP)

Tarde/ noite:

Sessão: Cuidado microbiológico, inflamação e infecção

14h00 – 15h30 Mesa-redonda: O que os países podem fazer para que a Saúde Global esteja nas suas agendas de Políticas Públicas

15h45- 17h45

Mesa de trabalho: Consolidação e planejamento de atividades em comum entre os Institutos de Estudos Avançados brasileiros / Os Institutos de Estudos Avançados e os jovens pesquisadores

17h45 – 18h45

Conferência: Os rumos dos Institutos de Estudos Avançados Brasileiros (FOBREAV – Fórum Brasileiro de Institutos Avançados).  Profa. Dra. Ana Célia Castro (Colégio Brasileiro de Altos Estudos - CBAE-UFRJ / Presidenta do FOBREAV).

18h45 - 19:00 Encerramento