📍 Rua Sena Madureira, 1500 - Vila Mariana (prédio da reitoria Unifesp)
Saúde, educação, produção de conhecimento e cultura são dimensões todos os dias impactadas por essa tecnologia, que traz tanto oportunidades inéditas quanto dilemas éticos e sociais complexos.
O Seminário Anual de 2025 do IEAC busca promover um espaço de diálogo crítico e interdisciplinar, reunindo especialistas de cada área para discutir caminhos possíveis, desafios emergentes e perspectivas para um futuro mais justo, inclusivo e inovador.
PROGRAMAÇÃO
9h00 – 10h00 – Abertura + relatório dos GTs e GEPs
Maria Lúcia Formigoni (presidente do IEAC), Taiza Stumpp (vice-presidente do IEAC), Ivo Ferreira (ex-bolsista de apoio técnico), Gabriella Campagnoli (bolsista de apoio técnico atual)
10h30 – 12h00 – Mesa 1: Questões sobre o uso da Inteligência Artificial na Saúde, Educação e Cultura
Resumo: A mesa objetiva examinar e problematizar os desafios emergentes relativos à crescente digitalização e introdução de aplicações de inteligência artificial no campo da Saúde, Educação e Cultura. A partir de análises específicas a cada um dessas áreas, as/os palestrantes convidados irão explorar alguns desafios epistemológicos, políticos e culturais relacionados tanto aos aspectos sociotécnicos que informam os modos de funcionamento das IAs, como os possíveis impactos sociais e políticos promovidos pela adoção de IAs nessas áreas.
Membros: Raquel Requena Rachid, Tarcizio Roberto da Silva e Leonardo Feltrin Foletto (Mediador: Herique Parra)
14h00 – 15h30 – Mesa 2: Inteligência Artificial e seus desdobramentos para a Ciência, Tecnologia e Sociedade
Resumo: A inteligência Artificial está adquirindo uma posição de protagonismo em nossa civilização. Os governos, as empresas e a academia vêm concentrando esforços e aplicando recursos financeiros vultosos para formar competências e prover infraestruturas para suportar pesquisa, desenvolvimento e aplicações nessa área. Esses esforços vêm se refletindo com a disponibilidade de novos recursos que contribuem para acelerar a aquisição de novos conhecimentos (ciência) e o usos desses conhecimentos para criar celeremente soluções tecnológicas de significativo impacto. Por outro lado, esse novo cenário tem impactos significativos para a sociedade, tanto positivos, quanto negativos. Esse painel de discussões reúne renomados especialistas da área para uma discussão sobre esse novo cenário advindo da Inteligência Artificial, que visa chegar-se a uma visão sobre como essa verdadeira revolução da Inteligência Artificial deve impactar e alterar os mecanismos que nossa civilização tradicionalmente vem usando para gerar conhecimento e soluções tecnológicas, e seus reflexos para nossa sociedade e desenvolvimento socioeconômico.
Membros: Wagner Meira Júnior, Álvaro Luiz Gayoso de Azeredo Coutinho e Glória Guimarães (Mediador: Elbert Macau)