Seminários

Journée d'étude sous la direction de Marcia Consolim (UNIFESP, chercheuse en résidence à la Maison Suger) et Ioana Popa (ISP, CNRS/ENS)

Informations pratiques: https://www.fmsh.fr/agenda/reorganiser-et-internationaliser-des-domaines-de-savoirs

Seminário Aberto do Núcleo Discente - SciCI-IEAC

A Difusão das Ciências Humanas Hoje: o contexto francês em questão

Seminário Aberto do Núcleo Discente - SciCI-IEAC. A Difusão das Ciências Humanas Hoje: o contexto francês em questão

A maior presença de pesquisadore.as, professore.as e estudantes das ciências humanas e sociais em plataformas digitais, bem como televisão, jornais, revistas e toda uma estrutura organizada de mídia suscita novas questões para a sociologia. A construção desses espaços de difusão tem sido analisada por estudos mais recentes sobre as causas, impactos e perspectivas dessas práticas em relação à universidade. Assim, a partir da experiência internacional na França, a mesa tem como objetivo discutir os condicionantes que produzem essa circulação.

Organizado no âmbito do núcleo discente do SciCi-IEAC, o seminário aberto intitulado “A Difusão das Ciências Humanas Hoje: o contexto francês em questão” acrescenta alguns elementos para esse debate. De modo geral, a dimensão do mercado de difusão da chamada “história pública” na França, seus limites e problemas em relação à universidade fomentam essa discussão. 

PARTICIPANTES

Iris Pupella-Noguès (Mestre em História Pública pela Universidade Paris-Est Créteil e candidata ao doutorado em história em cotutela com o Centre de recherche en histoire européenne comparée - CRHEC). Foi uma das fundadoras do coletivo “La Boîte à Histoire”, que organiza projetos de difusão da história nos espaços públicos. Foi também estagiária da produtora O2B Films onde trabalhou com o desenvolvimento de documentários e da pesquisa de imagens. Além de ter trabalhado com arquivos para programas jornalísticos dos canais de televisão franceses TF1 e LCI.

Clément Fabre (doutor em História pela Universidade Paris 1 Panthéon-Sorbonne), esteve envolvido em diversas atividades de história pública. Colabora desde 2017 com o jornal francês “L'Histoire” e com o coletivo de história pública “La Boîte à Histoire”. Foi também consultor de um documentário sobre a história moderna da China – tema de sua tese de doutorado – transmitido pelo canal Arte TV em maio de 2023. Além de redator da revista de TV “Faire l'Histoire” e curador de uma exposição sobre a história dos EUA de 1919 a 1944 no Memorial de Caen. Desde 2022 integra o corpo docente do Mestrado em História Pública da Universidade Paris-Est Créteil (UPEC)

A mesa será debatida por Allana Meirelles, Professora de Sociologia do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual Paulista (UNESP).


Link de inscrição para emissão de certificado: https://sistemas.unifesp.br/acad/proec-siex/index.php?page=INS&acao=2&code=24872

Canal do SciCI na plataforma Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCajS_NDdgEK3AF4SeIRv_aw

O evento será em Francês. Não haverá tradução simultânea

Seminário / Exposição de Pesquisas - Grupo SciCI

No dia seis de dezembro, a Linha de Pesquisa 2 do Grupo Scici - Science in Circulation, realizará um evento dividido em dois momentos: primeiramente, às 10h, contaremos com uma palestra da pesquisadora Íris Kantor, do Departamento de História da FFLCH-USP, intitulada "Sociedades científicas e emancipação na época da Independência". Já às 14h, será realizada uma rodada de apresentação e debate das pesquisas das integrantes do grupo: Giulia Cristiano, Íris Vitorino dos Santos, Maria Fernanda Pinheiro Oliveira e Tairini Ayhu Cruz Aparício de Almeida.

É necessária a inscrição prévia no link a seguir para garantir participação e certificação: https://sistemas.unifesp.br/acad/proec-siex/index.php?page=INS&acao=2&code=24670. Vagas limitadas (15).

O evento será presencial e ocorrerá na Reitoria da UNIFESP – Anfiteatro do 4° andar da Reitoria. R. Sena Madureira, 1500 - Vila Clementino, São Paulo.

Seminário Temático: Tecnoceno e Lutas Cosmotécnicas: rotas para bifurcar o Antropo/Plantation/Capitaloceno 

Seminário temático que será realizado no âmbito do IX Reunião de Antropologia da Ciência e da Tecnologia (ReACT). 

Coordenação: Henrique Zoqui Martins Parra (Unifesp) ; Alana Moraes (IBICT- UFRJ)

Chamada de Artigos: Dossiê: Entre a hegemonia cibernética e emergências socioambientais: investigando conflitos ontoepistêmicos, práticas de conhecimento e lutas tecnopolíticas (Mediações, vol. 29, n. 2 – 2024/2): https://www.pimentalab.net/cfp-chamada-mediacoes/

A revista aceita artigos em inglês, espanhol e português.