Seminários
Seminários, conferências e palestras organizados pelo IEAC ou pelos Grupos de Estudo e Pesquisa, Grupos de Trabalho e Cátedras vinculadas ao IEAC.
A ordem de apresentação está do mais recente ao mais antigo.
[seminário] fazer com a ausência
Quando: 30 de outubro de 2024, das 15:00 às 17:00hs.
Local: Reitoria Unifesp, 2 andar, sala de videoconferencia da Proec. Rua Sena Madureira, 1500, Vila Mariana, São Paulo. Para participação remota enviar um email para: pimentalabunifesp[arroba]gmail.com
Nesta sessão, partiremos de uma concepção de tecnologia como algo que está intimamente relacionado com os afetos e, sob este enquadramento ontológico, discutiremos o papel da memória e do arquivo que são produzidos em espaços digitais. As nossas formas de arquivar afetam o modo como a nossa experiência é produzida. Ou seja, não é a experiência que é “perturbada” pelas formas de arquivar; a experiência é produzida ao mesmo tempo que as nossas práticas e técnicas de arquivamento. Nessa perspectiva, exploraremos a conceção de espaços digitais, ou espaçamentos digitais, como um tipo de tecnologia que nos relaciona com a ausência e que produz um tipo de arquivo que “parece” infinito. A questão que guiará esta sessão é: como é que os arquivos digitais produzem um tipo de esquecimento e uma certa forma de fazer com a ausência?
Stefania Acevedo é formada em Filosofia pela UNAM, mestre em Comunicação Política pela UAM-Xochimilco e doutorando em Filosofia pela UNAM. Pertence ao Grupo de Pesquisa em Biopolítica e Necropolítica (UACM) e à Filosofia e Psicanálise como Fronteiras Críticas do Político (UNAM). Atualmente é orientadora na área de Filosofia na SECTEI. É autora de Hacktivismo e a questão da técnica (Tintable, 2020) e integrante da Red Tierra Común.
Educação Participativa: os desafios da construção social do conhecimento
Educação Participativa: os desafios da construção social do conhecimento
Sessão 9 - 04/10 16h30 às 18h00 - TARDE
Local: Virtual
A forma pela qual nossa sociedade entende o processo de educacional tem se mostrado, no geral, bastante tradicional, obedecendo a uma ideia de transmissão vertical do conhecimento a partir de um grupo de pessoas que detêm o conhecimento formal para aquelas que não possuem este conhecimento. No entanto, essa ideia passa a ser desconstruída ao se entender que o potencial transformador da educação depende de sua contextualização, de seu olhar para a sociedade e da valorização de todos(as) os(as) envolvidos(as) no processo. Essa perspectiva da construção do conhecimento é chamada de Educação Participativa e se caracteriza por envolver ativamente os(as) estudantes e valorizar suas vivências e seus contextos no processo educacional como forma de promover transformação e democracia. Assim, esta mesa redonda intitulada “Educação Participativa: os desafios da construção social do conhecimento”, trará uma discussão sobre este tema a partir de diferentes experiências de especialistas no tema.
Para mais informações, acesse: https://congresso2024.unifesp.br/programacao/9/
Palestrantes:
ADRIANA DIAS DE TOLEDO
Iyá Adriana de Nanã é fundadora e sacerdotisa do Ilê Axé Omó Nanã, ativista dos direitos humanos, enfrentamento ao racismo religioso, membro do Conselho Político da Ocupação Cultural Jeholu, e co-coord. do Projeto Cabaça: Culturas de Matriz Africana na UNIFESP, co-autora do livro Lula e a Espiritualidade: Oração, Meditação e Militância.
NILZA ROGÉRIA DE ANDRADE NUNES
Pós Doutora em Saúde Coletiva (UnB); Doutora em Serviço Social (PUC-RJ), Mestre em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (UFRJ), Graduada em Serviço Social (UFRJ). Professora do Departamento de Serviço Social da PUC-RJ. É coordenadora do Núcleo de Estudos em Saúde e Gênero - NEGAS.
Moderação:
MARIA LUCIA O. S. FORMIGONI
Biomédica, Profa. titular e vice-chefe do Departamento de Psicobiologia da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP, Presidente do Instituto de Estudos Avançados e Convergentes da UNIFESP.
[seminário] Técnicas do vivo face à biopolítica
27 de agosto às 17hs
Local: Sala reuniões ProPGPQ – 2 andar, Reitoria Unifesp
Avenida Sena Madureira, n.1500, São Paulo.
Link para texto base do seminário – Técnicas vitais e tecnologias do vivo/vivente face à biopolítica
O texto Técnicas vitais e tecnologias do vivo face à biopolítica de Federico Testa, integra o livro Canguilhem face à la biopolitique Propositions d’épistémologie politique, organizado por Giulia Gandolfi, Gerardo Ienna, Charles Wolfe, será publicado no final de 2024 (sobre o livro).
Mais informações sobre: https://tecno.pimentalab.net/archives/97
A policrise do capitalismo e o precário financiamento do SUS
Palestrante: Prof. Dr. Áquilas Nogueira Mendes é membro da Comissão de Política, Planejamento e Gestão da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e professor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP).
Encontro discutirá os modos de financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) considerando os diferentes modelos de gestão praticados desde os anos de 1990 e o capital internacional e financeirizado. Desta forma, espera-se complexificar o entendimento das estruturas de financiamento do SUS.
Inscrição: https://siex.siiu.unifesp.br/catalogo-siex/25544/mais-info
Link de transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=3hLFJHuS_5Y
Journée d'étude sous la direction de Marcia Consolim (UNIFESP, chercheuse en résidence à la Maison Suger) et Ioana Popa (ISP, CNRS/ENS)
Informations pratiques: https://www.fmsh.fr/agenda/reorganiser-et-internationaliser-des-domaines-de-savoirs
Seminário Aberto do Núcleo Discente - SciCI-IEAC
A Difusão das Ciências Humanas Hoje: o contexto francês em questão
Seminário Aberto do Núcleo Discente - SciCI-IEAC. A Difusão das Ciências Humanas Hoje: o contexto francês em questão
A maior presença de pesquisadore.as, professore.as e estudantes das ciências humanas e sociais em plataformas digitais, bem como televisão, jornais, revistas e toda uma estrutura organizada de mídia suscita novas questões para a sociologia. A construção desses espaços de difusão tem sido analisada por estudos mais recentes sobre as causas, impactos e perspectivas dessas práticas em relação à universidade. Assim, a partir da experiência internacional na França, a mesa tem como objetivo discutir os condicionantes que produzem essa circulação.
Organizado no âmbito do núcleo discente do SciCi-IEAC, o seminário aberto intitulado “A Difusão das Ciências Humanas Hoje: o contexto francês em questão” acrescenta alguns elementos para esse debate. De modo geral, a dimensão do mercado de difusão da chamada “história pública” na França, seus limites e problemas em relação à universidade fomentam essa discussão.
PARTICIPANTES
Iris Pupella-Noguès (Mestre em História Pública pela Universidade Paris-Est Créteil e candidata ao doutorado em história em cotutela com o Centre de recherche en histoire européenne comparée - CRHEC). Foi uma das fundadoras do coletivo “La Boîte à Histoire”, que organiza projetos de difusão da história nos espaços públicos. Foi também estagiária da produtora O2B Films onde trabalhou com o desenvolvimento de documentários e da pesquisa de imagens. Além de ter trabalhado com arquivos para programas jornalísticos dos canais de televisão franceses TF1 e LCI.
Clément Fabre (doutor em História pela Universidade Paris 1 Panthéon-Sorbonne), esteve envolvido em diversas atividades de história pública. Colabora desde 2017 com o jornal francês “L'Histoire” e com o coletivo de história pública “La Boîte à Histoire”. Foi também consultor de um documentário sobre a história moderna da China – tema de sua tese de doutorado – transmitido pelo canal Arte TV em maio de 2023. Além de redator da revista de TV “Faire l'Histoire” e curador de uma exposição sobre a história dos EUA de 1919 a 1944 no Memorial de Caen. Desde 2022 integra o corpo docente do Mestrado em História Pública da Universidade Paris-Est Créteil (UPEC)
A mesa será debatida por Allana Meirelles, Professora de Sociologia do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual Paulista (UNESP).
O evento será no dia 06/02/2024, às 16h.
Link de inscrição para emissão de certificado: https://sistemas.unifesp.br/acad/proec-siex/index.php?page=INS&acao=2&code=24872
Canal do SciCI na plataforma Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCajS_NDdgEK3AF4SeIRv_aw
O evento será em Francês. Não haverá tradução simultânea
Seminário / Exposição de Pesquisas - Grupo SciCI
No dia 06 de dezembro de 2023, a Linha de Pesquisa 2 do Grupo Scici - Science in Circulation, realizará um evento dividido em dois momentos: primeiramente, às 10h, contaremos com uma palestra da pesquisadora Íris Kantor, do Departamento de História da FFLCH-USP, intitulada "Sociedades científicas e emancipação na época da Independência". Já às 14h, será realizada uma rodada de apresentação e debate das pesquisas das integrantes do grupo: Giulia Cristiano, Íris Vitorino dos Santos, Maria Fernanda Pinheiro Oliveira e Tairini Ayhu Cruz Aparício de Almeida.
É necessária a inscrição prévia no link a seguir para garantir participação e certificação: https://sistemas.unifesp.br/acad/proec-siex/index.php?page=INS&acao=2&code=24670. Vagas limitadas (15).
O evento será presencial e ocorrerá na Reitoria da UNIFESP – Anfiteatro do 4° andar da Reitoria. R. Sena Madureira, 1500 - Vila Clementino, São Paulo.
Seminário Temático: Tecnoceno e Lutas Cosmotécnicas: rotas para bifurcar o Antropo/Plantation/Capitaloceno
Seminário temático que será realizado no âmbito do IX Reunião de Antropologia da Ciência e da Tecnologia (ReACT).
Coordenação: Henrique Zoqui Martins Parra (Unifesp) ; Alana Moraes (IBICT- UFRJ)
Chamada de Artigos: Dossiê: Entre a hegemonia cibernética e emergências socioambientais: investigando conflitos ontoepistêmicos, práticas de conhecimento e lutas tecnopolíticas (Mediações, vol. 29, n. 2 – 2024/2): https://www.pimentalab.net/cfp-chamada-mediacoes/
A revista aceita artigos em inglês, espanhol e português.
I Encontro Riscos Globais
O Grupo de Estudos e Pesquisa Riscos Globais, do Instituto de Estudos avançados e Convergentes da Universidade Federal de São Paulo (IEAC/UNIFESP), convida para o I Evento Anual sobre Riscos Globais, a fim de pensarmos juntos sobre a posição peculiar do Brasil no que tange a esse tema.
Ao longo de três dias, de 25 a 27 de outubro de 2023, pesquisadores acadêmicos apresentarão conferências neste que será um evento gratuito e aberto a toda a sociedade. Algumas das conferências se darão online, mas a maioria ocorrerá no anfiteatro térreo da reitoria da UNIFESP, na Rua Sena Madureira, n° 1500 - Térreo - São Paulo (SP).
Link para as inscrições: https://sistemas.unifesp.br/acad/proec-siex/index.php...
(Novo!) Link para as transmissões:
Dia 25/10: https://www.youtube.com/watch?v=AlmuPiPI-CM
Dia 26/10: https://www.youtube.com/watch?v=BKFg2iss2jk
Dia 27/10: https://www.youtube.com/watch?v=aoZNeCJZrlE
Extrativismos, tecnopolíticas e lutas decoloniais
No dia 26 de maio de 2023, a Lavits e o Instituto de Estudos Avançados e Convergentes (IEAC) da Unifesp realizam o primeiro encontro do Ciclo Extrativismo, tecnopolíticas e lutas decoloniais, no auditório da Reitoria da Unifesp.
O objetivo deste ciclo de seminários é promover um diálogo entre pesquisadoras de diferentes áreas disciplinares e ativistas que trabalham com direitos territoriais, socioambientais e tecnologias. Os debates do ciclo terão como foco as reinscrições da lógica colonial-extrativa sobre territórios e populações da América Latina a partir da crescente mediação cibernética na vida contemporânea, atualizando as expressões dos diversos extrativismos: informacional, epistêmico, bens comuns, territórios e formas de vida.
Local: Evento presencial- Anfiteatro térreo do prédio da Reitoria da Unifesp, Rua sena Madureira 1500, vila Clementino, São Paulo- SP
Inscrições: Envie um e-mail com nome e filiação institucional (se houver) para lavits.org@riseup.net.
A programação completa pode ser acessada em: https://lavits.org/encontro1-extrativismos-tecnopoliticas-e-lutas-decoloniais/
Política de la ciencia: historia, actores, espacios e instituciones de la edad moderna al mundo contemporâneo
Pretende-se apresentar as questões mais gerais que orientaram a publicação do livro “Políticas de la Ciencia. Historia, actores, espacios e instituciones de la edad moderna al mundo contemporáneo” publicado no Uruguai em 2022, e que começou a tomar forma ao longo do ano de 2020 no contexto da pandemia de Covid-19. O período em questão evidenciou de forma singular os vínculos entre ciência e política, especificamente entre conhecimento científico e poder de decisão. Estes vínculos adquiriram uma nova forma de visibilidade social e ocuparam um lugar central no debate público, tanto no Uruguai como em outras partes do mundo. Considerando-se que o ofício do historiador produz um tipo diferente de inteligibilidade, Rafael Mandressi e Vania Markarian convidaram colaboradores da América Latina, Europa e América do Norte para refletirem de forma ampla sobre a teia simultânea de relações entre esfera política e conhecimento científico. O livro resultante apresenta trabalhos originais sobre aspectos distintos da relação entre ciência e política em vários países do mundo. Os trabalhos envolvem três continentes distintos ao longo de cinco séculos e levam em conta atores, mediações, instituições, escala global e a própria ideia de “peste” que motivou essa iniciativa. Trata-se ainda de uma reflexão sobre o entrelaçamento entre história da ciência, história política, história social e história intelectual.
O evento será no dia 17/05/2023, às 18h
O evento será transmitido ao vivo pelo canal do SciCi no Youtube
Futuro da Universidade: desafios e perspectivas
O Instituto de Estudos Avançados e Convergentes(IEAC)/Unifesp e o Instituto de Estudos Avançados(IEA)/USP convidam a todos e todas a participarem do evento: "O Futuro da Universidade: Desafios e Perspectivas"
Onde: Sala Alfredo Bosi, Rua Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo.
O evento também será transmitido pelo site do IEA: http://www.iea.usp.braovivo
Quando: 06/12/2022- Terça-feira às 10h0
Inscrições: Evento público e gratuito | sem inscrição prévia
Para mais informações e programação: e.usp.br/mv8
Cartografia dos afetos pandêmicos
Roda de conversa presencial sobre as memórias do período pandêmico de protagonistas, em diversas instâncias da esfera pública, ao longo da crise de Covid-19. Quais memórias essas pessoas, referenciais para a sociedade, podem compartilhar? Como tais memórias convergem ou divergem dos afetos pandêmicos de cada um de nós?
Local: Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar. Bela Vista - São Paulo.
Data: 22 de Novembro de 2022
Horário: 19h30 às 21h30
Evento gratuito.
Link para inscrição: http://seminario.cfinternet.sescsp.org.br/index.cfm...
Para uma pós-graduação na Guiné-Bissau
Na próxima segunda-feira, dia 22 de Agosto de 2022 às 10:00 ocorre o encontro Para uma pós-graduação na Guiné-Bissau.
O evento tem por objetivo discutir possibilidades para a criação de um sistema de pós-graduação em Guiné-Bissau. Ocorre presencialmente na sede da reitoria da UNIFESP e será transmitido ao vivo pelo canal do Youtube do Ieac: https://www.youtube.com/watch?v=1Tphkcim8v8...
Para mais informações sobre o projeto acesse a página do Grupo de Trabalho Graduação e pós-graduação na Guiné-Bissau: https://ieac.unifesp.br/.../268-gt-graduacao-e-pos
1º Integração dos Institutos Avançados do Estado de São Paulo
O desenvolvimento da Sociologia Mexicana: uma comparação com Brasil e Argentina
A apresentação terá como referência dois artigos recentes sobre o desenvolvimento da sociologia mexicana.
O primeiro artigo: “Jefes de escuela en la sociologia latino--americana”, analisa comparativamente as trajetórias dos sociólogos Gino Germani, Florestan Fernandes e Pablo González Casanova. Esses nomes lideraram no Brasil, Argentina e México, processos de modernização disciplinar na sociologia entre as décadas de 1950 e 1960, a partir dos seguintes parâmetros: as relações entre intelectuais e Estado, as modalidades de organização dos sistemas acadêmicos, o recrutamento social dos praticantes e as modalidades de produção intelectual.
O segundo artigo: “Patrones de carrera de los sociólogos mexicanos (1951-1970)”, defende a hipótese de que a transformação das práticas e estilos de trabalho dos sociólogos mexicanos entre as décadas de 1950 e 1960 foi condicionada por uma alteração do recrutamento social e dos padrões de carreira vigentes na Escola Nacional de Ciências Políticas e Sociais da UNAM.
O evento será no dia 11/04/2022, âs 18h.
Inscrições para quem precisa de certificado: https://sistemas.unifesp.br/acad/proec-siex/index.php...
Transmissão pelo Canal do SciCi no Youtube (não é necessário fazer inscrição): https://www.youtube.com/watch?v=EVU5vV9eiao
Conferência de Abertura: Nobert Elias dans le Paysage Universitaire Politique de l'Époque de Weimar
O Prof. Christophe Charle discursou sobre suas recentes pesquisas que dizem respeito à vida do sociólogo Norbert Elias durante a época de Weimar.
Conferência realizada no dia 07/03/2022, às 14h.
Tradução simultânea pelo cano do SciCi no YouTube: https:/;tinyurl.com/scicicanal
Para inscrições e mais informações, acesse: https://tinyurl.com/scicielias
Correspondance (1897-1927) de Marcel Mauss e Henri Hubert
Marcel Mauss (1872-1950) e Henri Hubert (1872-1927) participaram da revolução que fixou as bases das ciências sociais modernas. Eles estiveram juntos enquanto colaboradores da revista L'Année Sociologique, mas foram também coautores de artigos ainda hoje considerados seminais, professores da École Pratiques des Hautes Études e, não menos importante, amigos íntimos. O livro Correspondances (1897-1927), publicado em novembro de 2021 pela Editora Garnier, permite pela primeira vez entrar em contato com essa colaboração a partir da "porta de serviço", ou seja, de uma documentação que não está sujeita aos mesmos controles e às mesmas ingerências da documentação oficial. O evento colocará em contato as/os estudantes com os três editores científicos da obra: Rafael Faraco Benthien (historiador brasileiro, professor da Universidade Federal do Paraná), Christine Lorre (arqueóloga francesa, conservadora do Musée d'Archéologie Nationale de Saint-Germain-en-Laye) e Christophe Labaune (arquivista francês, instalado no Collège de France). Estes apresentarão o trabalho e responderão às questões das/dos estudantes.
Idiomas: Português e Francês.
Serão emitidos certificados de participação para os inscritos.
Inscrições: https://tinyurl.com/pspwmeaz
Transmissão: https://tinyurl.com/4zmj3pj9
Entre a universidade e o jornalismo: trocas e disputas no Brasil contemporâneo
A partir dos pontos em comum nas pesquisas que desenvolvem, Aline Chiaramonte e Allana Meirelles propõem uma reflexão sobre as trocas estabelecidas entre o jornalismo e a universidade. Partem, assim, da compreensão da importância de se estudar a interseção entre diferentes campos e espaços sociais para a análise dos fenômenos e produções culturais e intelectuais no Brasil contemporâneo. Com extensas investigações, incluindo a realização de entrevistas, estudos de trajetória, levantamentos de dados para composição de morfologias sociais, exames das transformações ocorridas na imprensa, nos meios de comunicação e nas universidades, as pesquisadoras buscam abordar a economia da produção de informações, opiniões e visões de mundo no país, principalmente nas últimas duas décadas, que tem impactado a política brasileira assim como os rumos da educação superior. Por um lado, tem-se a análise da dinâmica própria ao jornalismo e às suas especializações que dá ensejo à veiculação de determinadas visões e divisões sobre a universidade pública nos principais jornais generalistas do país. Por outro, o estudo dos intelectuais midiáticos, que circulam por espaços de poder, universidade e imprensa, em uma rede de trocas, interdependências e concorrências, formulando problemáticas e visões sobre a universidade pública e a política brasileira.
O evento será dia 14/10/2021, às 18h.
Para inscrição e mais informações, acesse: https://tinyurl.com/scicipalestra
O evento será online e transmitido via o seguinte link: https://tinyurl.com/scicipalestra1
Carreiras e profissões em Ciência: pesquisa e ativismo
Pesquisa científica supõe engajamento em instituições e participação nos debates públicos. Este seminário organizado pelo Grupo de Estudo e Pesquisa Science in Circulation (SciCi) abordará processos de construção de carreiras científicas destacando as especificidades da formação, a presença de mulheres e o ativismo político.
Com apresentação da Profa. Ana Maria Fonseca de Almeida (UNICAMP), Profa. Maria Cristina da Costa Marques (FSP-USP) e Profa. Daiane Silveira Rossi (FIOCRUZ).
O evento será dia 07/10/2021, às 18h.
Para inscrição e mais informações, acesse: https:/sistemas.unifesp.br/acad/proec-siex/indez.php?page=INS&acao=2&code=20937
O evento será online e transmitido via o seguinte link: https://conferenceweb.rnp.br/webconf/scici-science-in-circulation-ieac
A fundação Ford e a institucionalização das Ciências Sociais no Brasil
Felipe Colla Amorim (Leiden University) e Wanderson Chaves (FFLCH-USP) discutirão o papel desempenhado pela Fundação Ford no processo de institucionalização das Ciências Sociais brasileiras. A moderação e os comentários ficarão a cargo de Luiz Augusto Campos (IESP-UERJ).
Data: 27/08/2021 às 18h.
Serão emitidos certificados de participação para os inscritos.
Inscrições: https://tinyurl.com/fundacaoford
Link de transmissão: https://tinyurl.com/scici
O link de transmissão é aberto para inscritos e não-inscritos, basta acessar no dia e horário da mesa
As ciências sociais brasileiras no pós-1964: autoritarismo e experiência intelectual
O Dr. Fabio Keinert apresenta junto com o Prof. Dr. Lucas Correia Carvalho (UFF) uma reflexão sobre um período chave da história das ciências sociais brasileiras, precisamente entre 1968 e 1985, para discutir alguns dos projetos institucionais e intelectuais desenvolvidos em um contexto autoritário. A debatedora será a Prof.ª Dr.ª Maria Carlotto (UFABC).
Data: 30 de julho de 2021, às 19h.
Serão emitidos certificados de participação para os inscritos.
Inscrições e mais informações: https://tinyurl.com/cspos1964
Instituições de Misericórdia e Assistência à Saúde
As professoras e pesquisadoras Profª Drª Ana Nemi (Unifesp), Profª Drª Gisele Sanglard (Fiocruz) e Profª Drª Maria Renilda Barreto (Fiocruz) do grupo SciCi - Science in Circulation, debaterão sobre as Irmandades de misericórdia. Essas tiveram papel fundamental na construção da assistência à infância e à saúde no Brasil. Instituições vinculadas à experiência colonial, ganharam novas tintas políticas e funções sociais ao longo do século XIX, e também com os projetos republicanos que pretendiam enfrentar as doenças prevalentes nos diferentes lugares do Brasil. Este seminário discutirá ações desenvolvidas pelas Santas Casas de Misericórdia do Rio de Janeiro, de Ribeirão Preto, no estado de São Paulo, e de Nazaré, na Bahia, destacando o período localizado entre o século XIX e as primeiras décadas do século XX.
O evento será no dia 11/06/2021, às 18h.
Para inscrições e maiores informações acesse: https://tinyurl.com/instituicoesdemidericordia
Rareza, estigma y discapacidad: las enfermedades minoritarias en la Península Ibérica
Juan Antonio Rodríguez Sánchez, pesquisador do grupo SciCi - Science in Circulation e professor de História da Ciência da Faculdade de Medicina da Universidade de Salamanca, palestrará sobre as doenças de baixa prevalência, popularmente conhecidas como doenças raras, e como estas se configuram socialmente como um fenômeno do século XXI. Apesar de despertar grande interesse pela biomedicina e pela sociologia, pouca historiografia nos permite compreender o surgimento dessa nova entidade. Propõe-se uma perspectiva de estudos comparativos entre regiões e países, que neste caso serão Andaluzia e Castela e Leão, Espanha e Portugal, num amplo período de 75 anos (1940-2015) de paralelismo histórico.
O evento será no dia 02/06/2021, às 11h.
Para inscrições e mais informações acesse: https://tinyurl.com/historiadasaude
Minicurso do Grupo SciCi: Contruindo e visualizando redes bibliométricas: introdução do VOSviewer
O professor e pesquisador do grupo SciCi - Science in Circulation, Adriano Nervo Codato (UFPR), oferecerá um minicurso de dois dias sobre análise bibliométrica e o uso do software VOSviewer. De caráter introdutório, o minicurso irá abordar as bases da análise bibliométrica, assim como uma visão geral das funcionalidades e aplicações do VOSviewer no dia 19/05, seguido de um plantão de dúvidas no dia 20/05. Os encontros ocorrerão através da plataforma Zoom e os links de acesso serão enviados nos e-mails dos inscritos nos dias dos encontros, com 1 hora de antecedência.
Data: 19 e 20 de maio de 2021.
Horário: 16h às 20h.
Link para inscrição: https://sistemas.unifesp.br/acad/proec-siex/index.php?page=INS&acao=2&code=20045
Haverá emissão de certificado para quem comparecer nos dois dias.
Para um melhor aproveitamento do minicurso, é necessário baixar o software VOSviewer. Ele está disponível no link: https://www.vosviewer.com/download