Avanços na saúde e seu impacto sobre as relações humanas

Coordenador: Renato Janine Ribeiro

Vice-coordenador: Alexey Dodsworth

O objetivo do grupo é estudar os impactos humanos e sociais, além dos econômicos, científicos, tecnológicos e culturais, do alongamento da expectativa de vida e da melhora da qualidade desta, graças a avanços devidos em boa parte à pesquisa em saúde, nos últimos cem anos.

Por isso mesmo, o grupo articula o núcleo histórico da UNIFESP, a saber, a Escola Paulista de Medicina, com grupos novos, como os de ciências humanas e sociais aplicadas, bem como outros interessados, inclusive externos à UNIFESP, no objetivo de ir além da tendência usual, porém muito limitada, de ape nas discutir o impacto da maior expectativa de vida sobre a previdência social. Na verdade, a vida humana muda por completo.

Há muito estudo a este respeito, contudo, no Brasil ainda é incipiente a discussão sobre as questões suscitadas pelo transumanismo, pela mudança na qualidade de vida, pela revolução completa que está a ocorrer – inclusive em nosso próprio País – mas sobre a qual pouco se fala, em termos quer de análise da sociedade, quer de proposta de políticas públicas.

O grupo pretende desenvolver tanto esse estudo quanto contribuir para a formulação de políticas que considerem essa mudança inédita nas relações humanas.

Planejamento:

Planejamento e cronograma de reuniões e ações. Ao longo de 2019, foram sete reuniões (a última devendo dar-se no começo de dezembro), ou seja, uma por mês durante o ano letivo, à exceção do último mês do primeiro semestre, quando não foi possível conciliar datas entre os participantes. Prevê-se manter essa regularidade.

Previsão de publicações e de eventual produção técnica e/ou impacto social. O ano 2019 foi de constituição do grupo e estabelecimento de diálogo entre seus membros. A partir de agora, é possível planejar:

Propostas de intervenção social ligadas à valorização dos ganhos obtidos em quantidade e qualidade de vida.

EPM

Armando Z. Milioni - ITA

Alexey Dodsworth - Filosofia USP e Ca Foscari

Martin Grossman - IEA/USP

Regras para a incorporação de novos membros efetivos

Coordenação. O grupo terá um coordenador e dois vice-coordenadores. Foram eleitos, hoje, coordenador Renato Janine Ribeiro, vice-coordenador, Alexey Dodsworth Magnavita de Carvalho.

Prazo para duração. Inicialmente, o prazo será de dois anos, a contar da data de sua homologação pelo IEAC-UNIFESP, ou seja, até 3 de dezembro de 2021.

Defesa pública de doutoramento

Tema: Neurofibromatose Tipo 1: aspectos educacionais e cognitivos.

Doutorando: Thomas Pontes Chequetto

Orientadora: Profa. Dra. Amália Neide Covic - Universidade Federal de São Paulo/Guarulhos

Coorientadora: Profa. Dra. Eliana Maria Monteiro Caran - Universidade Federal de São Paulo/SP

Banca de julgamento

Profa. Dra. María Luísa Aznar Juan - Universidade de Coimbra

Prof. Dr. Johan Hendrik Poker Júnior - Universidade Estadual de Campinas

Prof. Dr. Marcos Rodrigues de Lara - INSPER-Instituto de Educação e Pesquisa

Profa. Dra. Sonia Maria de Macedo Allegretti - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Prof. Dr. Flavio Augusto Vercillo Luisi - Universidade Federal de São Paulo

Prof. Dr. Ivo Dias Alves - Instituto de Oncologia Pediátrica/Unifesp

Data: 31 de março de 2023

14:00h/Brasil

Fórum " Câncer infantil: como podemos ajudar?"

Em 24 de outubro, às 11h30 ocorrerá a apresentação "Apoio pedagógico para crianças e adolescentes com câncer" no Fórum Permanente da Unicamp