Palestra e Roda de Conversa
[palestra e roda de conversa] No dia 22 de Agosto às 16 horas, a Casa de Angola na Bahia convida para uma palestra seguida de roda de conversa com a pesquisadora e professora Carolin Overoff Ferreira, autora do livro bilíngue "Rainha Njinga, Fofoca Suja. Ideias equivocadas sobre África e a História da Escravatura em Njinga Rainha de Angola", um filme de 2013.
A obra apresenta uma análise crítica da historiografia europeia sobre a Rainha Njinga, destacando como interpretações distorcidas e relatos coloniais obscureceram a sua liderança e resistência frente à ocupação portuguesa. A soberana Njinga a Mbande foi uma das mais influentes governantes africanas do século dezessete, à frente dos reinos do Ndongo e da Matamba, e lutou com firmeza contra a invasão estrangeira e o tráfico de pessoas escravizadas.
O livro examina a manipulação da estrutura política dos reinos africanos, a omissão da escravidão imposta, e a forma como os confrontos com os colonizadores foram tratados com superficialidade.
Carolin Overoff Ferreira é coordenadora da Cátedra Lourenço da Silva Mendonça da UNIFESP.
O encontro será uma oportunidade para refletir sobre a memória africana, questionar narrativas coloniais e valorizar vozes que desafiam os silêncios da história.
📍 R. das Vassouras, 25 - Centro Histórico, Salvador - BA, 40020-056
A entrada é gratuita.
Minicurso online "Escravidão e Justiça"
Não perca o minicurso "Escravidão e Justiça"!
Prepare-se para uma jornada de conhecimento e reflexão com o minicurso "Escravidão e Justiça", organizado pelo Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos, em colaboração com a Cátedra Lourenço da Silva Mendonça/IEAC!
Quando? 18, 20, 25 e 27 de agosto de 2025
Duração: 2 horas por aula
Formato: Online e ao vivo pelo Zoom (não haverá gravação!)
Conheça o que te espera:
1. O Kongo: surgimento, cristianização e desmembramento
Com:Patrício Batsîkama (ISPT, Angola)
Desvende as origens do Reino do Kongo, sua filosofia e como o contato com os portugueses no século XV impactou sua história, culminando na escravidão e desintegração.
2. A luta político-militar do Ndongo contra o colonialismo e a escravidão
Com: John Bella e Profa. Carolin Overhoff Ferreira (UNIFESP)
Um diálogo fascinante sobre a Rainha Njinga do Ndongo e da Matamba e seu pai, Ngola-a-Kiluanji, através de estudos e romances.
3. A luta antiescravagista de Bartolomé de las Casas e Lourenço da Silva Mendonça
Com: Christianne Silva Vasconcellos (UNIFESP)
Analise o conceito de "guerra justa" e como ele justificou a escravidão transatlântica, a partir dos argumentos do teólogo dominicano e do príncipe Ndongo.
4. Concepções africana e ocidental de humanidade e os direitos humanos
Com:Profs. Bruno Konder Comparato e Pingréwaoga Béma Abdoul Hadi Savadogo (UNIFESP)
Explore a Carta Mandinga (1236), a primeira carta de direitos humanos, e sua relevância nos debates atuais sobre o tema.
Este minicurso, ministrado por docentes da renomada Cátedra Lourenço da Silva Mendonça (Patrício Batsikama, Carolin Overhoff Ferreira, John Bella, Christianne Silva Vasconcellos, Abdoul-Hadi Savodogo, Bruno Konder Comparato), é uma oportunidade imperdível para aprofundar seus conhecimentos sobre história, escravidão e justiça sob uma perspectiva crítica e enriquecedora.
Garanta já sua vaga! As inscrições são feitas pelo Sympla. O link está disponível em nossa bio e stories!
#EscravidãoEJustiça #PretosNovos #Minicurso #História #CátedraLourençoDaSilvaMendonça #Conhecimento #DireitosHumanos #África #Brasil
Minicurso GPS DA ANCESTRALIDADE
O mini-curso GPS da Ancestralidade atende a uma demanda histórica e pedagógica que vai além do cumprimento da legislação brasileira: a construção de uma educação que transforme o presente e projete um futuro de igualdade, respeito e pertencimento. Com base na Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas, este curso almeja ir além do cumprimento dos requisitos legais ao seguir um objetivo maior: criar uma geração de crianças e jovens, negros e brancos, que compreendam o valor da diversidade e sejam protagonistas de um mundo livre de preconceitos.
Este curso consiste em 4 aulas com 8 módulos, sendo eles: Módulo 1: O que é o GPS da Ancestralidade?; Módulo 2: Cartografias Ancestrais e Pertencimento Módulo 3: Oralidade, Corpo e Espiritualidade na Educação; Módulo 4: Cultura Material e Linguística Africana; Módulo 5: Os PALOP e a Diáspora Africana; Módulo 6: Letramento Racial Humanizado; Módulo 7: Oficina de Planejamento Pedagógico; Afro Perspectivado; Módulo 8: Apresentação dos Projetos de Aplicação.
Desta forma, o curso pretende capacitar educadores, pesquisadores e agentes culturais no uso da metodologia GPS da Ancestralidade, promovendo a valorização da cultura afro-brasileira e africana por meio de práticas pedagógicas descolonizadoras, multissensoriais e interdisciplinares.
Para mais informações clique aqui
Ciclo de Debates - Memória da Luta Antirracista
Com início em 3 de junho, ação faz parte da iniciativa “Memória da Luta Antirracista” promovida pela Fundação Perseu Abramo.
Para fortalecer o combate ao racismo e contribuir com a construção de uma sociedade mais justa, o Centro de Documentação e Memória Política Sérgio Buarque de Holanda (CSBH) da Fundação Perseu Abramo promove, a partir de junho, uma série de atividades intitulada “Memória da Luta Antirracista”. A iniciativa de âmbito nacional pretende destacar marcos históricos e o protagonismo de lideranças negras e de movimentos sociais que contribuíram por igualdade e justiça social no Brasil e no mundo.
Com esse propósito, será realizado um ciclo de debates de periodicidade mensal voltado a resgatar o simbolismo de mobilizações e de personalidades relacionadas à luta antirracista. A mesa de discussão inaugural será na próxima terça-feira (3/6), às 18 horas, no auditório da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas do campus Guarulhos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), na Grande São Paulo. O evento, aberto ao público, é realizado em parceria com a Cátedra Lourenço da Silva Mendonça da Unifesp e o Núcleo Negro da Unifesp Guarulhos (NNUG).
Na ocasião, para tratar do tema “Do centenário de Clóvis Moura aos 50 anos de Kabengele Munanga no Brasil: democracia e políticas antirracistas”, haverá a presença da ex-ministra da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro, que foi a primeira a ocupar o cargo no governo federal.
Além dela, participa também o professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Petrônio Domingues, que é historiador e doutor pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisador sobre diáspora africana, pós-abolição e identidades, foi finalista do Prêmio Jabuti em 2020. A mediação estará a cargo da professora Fabiana Schleumer, bacharela, mestra e doutora em História pela Universidade de São Paulo (USP), docente do Departamento e do Programa de Pós- Graduação em História da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e membra do Conselho de Governança da Cátedra Lourenço da Silva Mendonça, (Unifesp).
Quando: 03/06/2025
Onde: Auditório Carlos Bello - EFLCH
Horário: ás 18H
A prova que exige um veredito: o caso do abolicionista africano Lourenço da Silva Mendonça no Atlântico e a resposta do Vaticano no século XVII
No dia 04/06 (terça-feira), teremos na UNIFESP campus EFLCH/Guarulhos o evento “A prova que exige um veredito: O caso do abolicionista africano Lourenço da Silva Mendonça no Atlântico e a resposta do Vaticano no século XVII”