Trajetórias Intelectuais

Com o objetivo de mapear os perfis, padrões de carreiras e formas de circulação internacional e interinstitucional dos cientistas, iniciamos a construção de um banco de dados biográfico de cientistas das mais diversas áreas. O banco de dados será de livre acesso e viabilizará a realização de pesquisas comparativas e a disseminação de informações sobre as trajetórias de cientistas brasileiros de destaque para o grande público e, em particular, para alunos e professores do ensino médio.

Os dados contemplarão as carreiras de todos os cientistas que ocuparam posições de destaque nas principais associações de cada área (por exemplo, a Associação Brasileira de Matemática, a Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia ou a Associação Brasileira de Engenharia Agrícola).

Dados relativos à carreira dos cientistas e dados biográficos e educacionais serão coletados de forma sistemática pelos integrantes da equipe, a partir da consulta a fontes secundárias, tais como dicionários biográficos, currículos da Plataforma Lattes, páginas dos departamentos, reportagens e entrevistas em domínio público etc. Em uma segunda etapa, quando o banco de dados for disponibilizado ao público, a própria comunidade científica poderá completar as informações e atualizar esse banco de dados. A ideia é que esse banco cubra a trajetória dos cientistas brasileiros nos últimos 100 anos.

A planilha resultante será acessível mediante e-mail de solicitação com indicação da finalidade e compromisso de referência à fonte. Espera-se, assim, fomentar o desenvolvimento de pesquisas de ampla escala sobre o campo acadêmico no Brasil e subsidiar a elaboração de políticas públicas para a ciência.

A equipe científica responsável pelo projeto propõe, ainda, no âmbito do projeto Science in Circulation, publicar textos que examinem e comparem os perfis dos cientistas por área de conhecimento, bem como padrões de circulação internacional dos pesquisadores brasileiros.

Exemplos de variáveis presentes no banco de dados:

Idade
Local de Nascimento
Maior nível de titulação acadêmica
Instituições de formação
Instituições de atuação profissional
Circulação Internacional
Trabalho no setor público e privado
Premiações nacionais e internacionais

Coordenação: Elisa Klüger (Coordenadora Difusão Científica) e Marcia Consolim (Coordenadora SciCi – Science in Circulation)

© 2022 Unifesp - Universidade Federal de São Paulo
Av. Sena Madureira, 1500, 2o andar - Fone: 5576-4848 (ramal: 8453)
Instagram | Facebook | E-mail