Integrantes
O Núcleo Discente do SciCi é composto por alunos de graduação, mestrado e doutorado da Unifesp e de diferentes instituições, que atuam dentro da sociologia e da história com pesquisas voltadas à produção e à circulação científica e intelectual. Além das suas pesquisas individuais, os discentes estão envolvidos com o Grupo de Estudos "Sociologia das Elites Intelectuais e das Ciências Sociais" e a pesquisa empírica sobre Trajetórias de Cientistas Brasileiros, ambas atividades vinculadas ao SciCi.
Os objetivos são:
> Debater pesquisas e projetos de pesquisa em andamento dos estudantes de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado que estejam vinculados ao SciCi;
> Debater a bibliografia e os autores relacionados às diferentes pesquisas e projetos de pesquisa;
> Fomentar os processos de investigação dos estudantes e os temas relacionados;
> Proporcionar um espaço de interlocução e produção acadêmica conjunta entre os discentes.
Integrantes:
Bruno M. Cuer Santos
Doutorando pelo PPG-CS - UNIFESP (Bolsista FAPESP)
Linha 1
Núcleo Discente
No âmbito da sociologia da difusão científica, esta pesquisa se propõe a investigar as fronteiras entre a difusão científica e as ciências sociais a partir de um estudo das trajetórias sociais e intelectuais de dois diferentes grupos: de um lado, de agentes do campo de produção científica, como professores universitários e pesquisadores e, de outro lado, de agentes do campo midiático, conhecidos como influenciadores digitais. Diante das novas estratégias de difusão científica e de circulação das ciências sociais pela internet – fotos, vídeos, textos e áudios em plataformas digitais como Twitter, Facebook, Instagram, entre outras, – pretende-se investigar: 1. Pontos possíveis de intersecção – ou ainda de subordinação progressiva –, entre/do o campo científico e/ao campo midiático; 2. Homologias de posição no reconhecimento entre: a) o “intelectual público” – que passa a circular pela internet na lógica do usuário profissionalizado e b) o influenciador que passa a mobilizar capital científico como forma de reconhecimento e distinção; 3. Estratégias transversais de reconversão de capital científico em capital midiático; 4. A posição do “intelectual público” e do “intelectual específico” na contemporaneidade, bem como as formas de questionamento das hierarquias legítimas em ambos os campos. Embora a internet pareça horizontalizar a lógica da difusão, por meio das redes e plataformas digitais – o que se opõe à lógica vertical das instituições acadêmicas e publicações científicas – trata-se de compreender de que modo esse novo mecanismo de difusão interfere no deslocamento das fronteiras e das hierarquias de legitimidade de cada um dos campos de produção simbólica.
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Jônatas Pantoja
Doutorando em Sociologia pela FFLCH- USP
Linha 1
Núcleo Discente
Título: Do Oeste para o Leste: Progressive historians e o campo intelectual nos Estados Unidos (1890-1930)
A investigação se concentra em um grupo de historiadores acadêmicos que assumiu posição heterodoxa na emergente disciplina histórica norte-americana. Considerando a posição social dominada do grupo, busca-se mensurar os impactos das transformações sociais, econômicas e políticas na formação de um feitio social disciplinar divergente, cujos efeitos são discerníveis no perfil de carreira, na agenda intelectual e nas tomadas de posição nos debates disciplinares travados no período. A pesquisa se propõe a fazer uma história social dos historiadores, atentando para os condicionantes sociais que incidem na gênese de um modelo alternativo de produção historiográfica. O trabalho tem como objetivo entender os efeitos sobre a vida intelectual produzidos pelas assimetrias regionais históricas entre o Leste (desenvolvido/dominante) e o Oeste (em desenvolvimento/dominado). A hipótese central é que a origem regional e a formação acadêmica inicial no Oeste, o posterior deslocamento para o Leste (Nova Inglaterra) e a dicção crítica dos textos são indicativos dos conflitos simbólicos que incidiram sobre a atividade dos Progressive historians, especialmente no que diz respeito à defesa de uma interpretação histórica relativista contrária aos pressupostos de objetividade defendidos pelos historiadores New Englanders. Mais do que atentar para a lógica que rege os embates entre estabelecidos e outsiders, a pesquisa evidencia como a consolidação de uma perspectiva historiográfica está sujeita a componentes sociais que regulam seu desenvolvimento. O declínio de uma historiografia de genética tradicional e conservadora no contexto das convulsões sociais do fim do século 19, a ampliação dos direitos civis, a democratização do acesso à educação superior e a expansão do mercado editorial, que apostava em novos temas, ajudam a compreender as condições favoráveis que permitiram a circulação, promoção e consolidação de um paradigma historiográfico contrário às antigas ortodoxias. Para dar cabo da proposta, faço uso do método prosopográfico, por permitir que se construa, a partir das experiências comuns daqueles historiadores, um modelo de análise capaz de dar discernimento aos fatores sociais que orientaram sua produção intelectual.
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Allana Meirelles
Doutora em Sociologia pela FFLCH-USP e pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS)
Linha 1
Núcleo Discente
Título: Opiniões à venda: oposições políticas e divisão do trabalho intelectual na mídia
É graduada em Comunicação e em Ciências Sociais, e mestra em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Pesquisa nas áreas de Sociologia do Jornalismo, da Cultura, e dos Intelectuais. Em sua tese, buscou analisar as condições sociais das tomadas de posição mais à direita ou mais à esquerda dos intelectuais midiáticos no Brasil contemporâneo, partindo de dois momentos de crise recentes: o impeachment de Dilma Rousseff e a eleição de Jair Bolsonaro. Ao tomar esses intelectuais midiáticos como objeto de estudo, adotou como recorte de análise uma zona fronteiriça entre a universidade e o jornalismo, mas também com inter-relações com os campos político, econômico e literário – zona esta denominada como “mercado de opiniões”. A tese apresentou as correlações entre as tomadas de posição dos intelectuais midiáticos e as posições que eles ocupam nesse mercado – as quais se relacionam também com as trajetórias traçadas, os capitais acumulados e as disposições incorporadas – assim como traçou as hierarquias e polos que estruturam esse espaço: o dos especialistas, o dos acadêmicos, o dos jornalistas mainstream, o dos jornalistas blogueiros, o dos polemistas e o dos militantes. Ademais, demarcou a predominância das lógicas mais econômicas em relação às lógicas mais intelectuais nesse mercado de opiniões.
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Eduardo Vilela Silva
Graduando em Ciências Sociais pela EFLCH - UNIFESP
Linha 1
Núcleo Discente e Banco de Dados
Título: Expansão do Ensino Superior: Trajetórias docentes e disputas na constituição do campus Guarulhos, UNIFESP (2012)
A partir dos anos 2000 teve início um processo de reestruturação e expansão das universidades federais brasileiras (REUNI). O plano configurou uma expansão do corpo discente e docente, e abriu caminho para uma discussão do papel da universidade para além de suas lógicas internas tradicionais.
Os embates envolvendo a gênese e localização do Campus Guarulhos estão diretamente conectados com essas novas questões referentes ao acesso à Universidade e a sua função social.
Assim, o objetivo desta pesquisa é investigar as tomadas de posição dos docentes que se manifestaram nesse processo e associar suas manifestações às respectivas trajetórias sociais e intelectuais, o que implica investigar suas propriedades socioeconômicas, intelectuais e profissionais, ou seja, a posição ocupada na universidade
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Mariana Ladeira Osés
Doutoranda em história social pela FFLCH-USP
Linha 1
Núcleo Discente
Título: Os "mestres franceses" e a "moderna historiografia brasileira": a sociogênese de um esquema de leitura historiográfico
A presença de Fernand Braudel na “missão francesa” fundadora do Departamento de História da Universidade de São Paulo é usualmente tida como origem de uma relação genética entre a dita “historiografia uspiana” e a historiografia dos Annales. Apesar do nível de arraigamento da crença nessa “herança”, poucos estudos críticos foram conduzidos a respeito das contradições e anacronismos que ela entretém, bem como a respeito de sua historicidade e de seu desenvolvimento diacrônico. Nesta pesquisa, propõe-se suprir essa lacuna analisando-se, em perspectiva comparada, o desenvolvimento histórico da noção de “herança dos Annales” na USP e em outros polos de produção historiográfica brasileiros onde atuaram agentes que nutriram, ao longo do século XX, relações estreitas com o grupo francês. Com isso, objetiva-se investigar de que modo a reivindicação dessa “herança” é impactada pelos contextos institucionais; pelas trajetórias individuais desses agentes; pelas mutações no campo historiográfico brasileiro e pelas alterações da posição dos Annales na historiografia francesa e mundial. Avança-se, assim, a hipótese de que essa “herança” não seja monolítica e estável, mas, pelo contrário, multifacetada e diacronicamente mutável, modulada tanto pelas disposições subjetivas dos agentes que a enunciam quanto pelas mudanças históricas nas condições objetivas de produção historiográfica no Brasil e na França.
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Tsamyiah Carreño Levi
Doutoranda em Educação, Linha Educação e Ciências Sociais, UNICAMP
Linha 1
Núcleo Discente
Estudante de doutorado em Educação, linha Educação e Ciências Sociais, na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Licenciada em Ciências Sociais e mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem experiência de pesquisa em Sociologia, com ênfase em estratégias educativas e a relação entre instituições escolares e famílias. Atualmente, pesquisa gênero e ciência, engajamento e mudança institucional, focando a análise na difusão de esquemas de certificação e prêmios para igualdade de gênero na ciência.
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Victor Alves de Abreu
Graduando em Ciências Sociais pela EFLCH - UNIFESP (Bolsista FAPESP)
Linha 1
Núcleo Discente e Banco de Dados
Título: Do dom ao habitus: um estudo das disposições musicais e profissionais dos alunos da EMESP Tom Jobim
Este projeto propõe investigar a gênese das disposições musicais e das carreiras profissionais dos estudantes da EMESP Tom Jobim - tradicional escola de música do Estado de São Paulo, fundada em 1989 -, referentes ao 4º ciclo das habilitações em "Prática Instrumental Avançada" erudita e popular. Pretende-se averiguar em que medida determinadas trajetórias sociais e os respectivos capitais acumulados durante tais cursus se traduzem subjetivamente em um sistema de disposições práticas, ou seja, como se dá a formação das preferências estéticas dos alunos que orientam suas escolhas musicais e futuros profissionais. Propõe-se ainda a analisar em que medida a EMESP atua sobre tais preferências e habilidades, tendo em vista que se supõe que sua posição como instituição de ensino colabora ou constrange a consolidação das eventuais carreiras profissionais dos alunos. Portanto, a partir da construção e comparação de perfis sociais e musicais dos estudantes visados, como também do perfil da escola através de seus documentos institucionais, este projeto adota como hipótese que as inclinações profissionais no mundo musical, comumente atribuídas ao discernimento do "dom", são antes produtos da incorporação subjetiva de condições objetivas.
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Isadora Ostrowski
Graduanda em Relações Internacionais pela UFABC (bolsista CNPq)
Banco de Dados
Título: Os “novos intelectuais” e a FUNAG (2016 - 2020): uma análise dos palestrantes e das palestras promovidas pela Instituição
Essa pesquisa se propõe a analisar como a guerra cultural se expressa no Itamaraty - “península insular” do governo. Para isso, iremos observar as principais ideias defendidas e promovidas na Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) de maio de 2016 a dezembro de 2020 - cuja orientação da pasta de Relações Exteriores esteve sob o comando de José Serra, Aloysio Nunes e Ernesto Araújo. A FUNAG é o braço do Ministério das Relações Exteriores responsável por promover discussões sobre a política internacional e a política externa brasileira, cujos debates ajudam a orientar as políticas públicas executadas no setor. Assim, espera-se entender como a guerra cultural se expressa efetivamente em um órgão governamental, marcado principalmente por uma erudição simbólica de intelectual, observando as mudanças estruturais existentes no período.
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Rafael Andrade
Graduando em Ciências Sociais pela EFLCH - UNIFESP (Bolsista FAPESP)
Linha 1
Núcleo Discente
Título: A Cadeira de Psicologia na Universidade de São Paulo (1945-1955): Otto Klineberg e a Psicologia Social Norte-Americana
O propósito desta investigação se assenta nas investigações sociais e intelectuais do processo de circulação da Psicologia, tanto enquanto ciência quanto como profissão, norte-americana pelo Brasil, mais especificamente em São Paulo, através do mapeamento da trajetória, das práticas e das contribuições do psicólogo Otto Klineberg - intelectual canadense que figura como principal agitador da fundação de aparatos institucionais voltados à disciplina, como sociedades de classe e reformas universitárias. A chegada do norte-americano, em 1945, gera relativo abalo nas tradições médicas e filosóficas da Psicologia, estas últimas, encarnadas na figura de Jean Maugué, catedrático de Filosofia que desenvolvia os temas de maneira isolada em suas aulas. Propõe-se estudar o desenvolvimento social e histórico da disciplina à luz das trajetórias dos principais agentes envolvidos neste processo (como assistentes, autores da coletânea organizada pelo psicólogo norte-americano e participantes da fundação da Sociedade de Psicologia de São Paulo) em paralelo com os esforços para a institucionalização e a legitimação da mesma no espaço social, em geral, e no campo científico, mais especificamente.
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Marcelo de Sousa
Linha 1
Núcleo Discente
Bacharel em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Desenvolveu pesquisa sobre História das Ciências em Portugal no século XVIII (PIBIC-CNPQ) e sobre a Iconografia Brasileira do século XIX (PET-História). Atualmente pesquisa sobre História das Ciências do Homem, no Brasil, na primeira metade do século XIX. O objeto do estudo é a influência da Psicologia Individual de Alfred Adler na intersecção dos campos da psicologia, medicina e educação.
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As reuniões do Núcleo Discente ocorrem mensalmente.
Membros do Núcleo Discente também atuam na construção de um banco de dados de trajetórias de cientistas brasileiros voltado à pesquisa acadêmica, científico e escolar. Mais informações sobre esse projeto podem ser lidas aqui.