“Desafios para projetar o futuro da Universidade num presente instável, por Soraya Smaili, Rui Oppermann e Roberto Leher”

Webinário IEAC

Palestrantes:  Soraya Smaili  (ex-reitora da UNIFESP), Rui Oppermann  (ex- reitor da UFRGS), Roberto Leher  (ex-reitor da UFRJ)

Este webinário, com os ex-reitores Soraya Smaili, da UNIFESP, Rui Oppermann, da UFRGS, e Roberto Leher, da UFRJ, tem por objetivo analisar os problemas vividos em uma reitoria a partir de 2016, quando o Brasil ingressa, de um modo geral, em momentos de grande instabilidade, e discutir as dificuldades de projetar ações futuras num tal contexto.

Assista a gravação do evento

Instituto de Estudos Avaçados e Convergentes UNIFESP 11

Rui Vicente Oppermann

Graduou-se em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1974) e doutorado em Odontologia pela Universidade de Oslo (1980). É Professor Titular da UFRGS desde 1983 e atua como professor e orientador do Programa de Pós-Graduação em Odontologia - Periodontia. Desenvolve pesquisas na área de epidemiologia clínica, populacional e saúde coletiva. É membro do ComitêCiênciaCOVID-19-RS. Foi vice-reitor d UFRGS por dois períodos, 2008-2016 e Reitor de 2016-2020. Nesse período trabalhou com a gestão acadêmica e administrativa, governança universitária. Desenvolveu o projeto do Campus Litoral Norte, primeiro campus fora de sede da UFRGS. Coordenou a participação das Instituições Públicas Brasileiras de Educação Superior na Conferência Regional de Educação Superior, CRES-2.018 Estabeleceu as bases para o enfrentamento da COVID-19 inclusive o Ensino Remoto Emergencial. Como membro do Espaço Latino-Americano e Caribenho de Educação Superior, está articulando a participação regional na próxima Conferência Mundial de Educação, 2021. Participa da Frente Nacional dos Reitores Eleitos e Não Empossados. Participa de redes regionais em defesa da Autonomia Universitária e Liberdade de Cátedra.

Roberto Leher

Professor Titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro na linha Estado, Trabalho e Movimentos Sociais. Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (1998), desenvolve pesquisa em políticas públicas em educação. Atua no Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação - COLEMARX. Pesquisador do CNPq e colaborador da Escola Nacional Florestan Fernandes, Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (julho de 2015 a julho de 2019)

Soraya Soubhi Smaili

Professora Titular do Departamento de Farmacologia da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP. Ocupa a Cadeira 36 da Academia Nacional de Farmácia. Graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo (1985), realizou Mestrado, Doutorado e Livre-Docência pela Escola Paulista de Medicina, UNIFESP. Pós-doutorados na Thomas Jefferson University e no National Institutes of Health (NIH). Foi Secretária Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), membro do Diretorio Nacional da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes); da Iniciativa da Ciencia e Tecnologia no Parlamento; do Conselho do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB); do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) da Presidencia da República; do Conselho da Associação de Universidades do Grupo Montevidéo (AUGM). Foi Presidente da Comissão de CT da Andifes. Em 2012 foi eleita para o primeiro mandato como Reitora da Unifesp para mandato 2013-2017 e reeleita em 2016 para o mandato 2017-2021.