Como aprender e aumentar a retenção de informações? Evidências das neurociências

Webinário IEAC- Ética em tempos de pandemia

É incontestável que a pandemia de COVID-19 esteja negativamente impactando todas as esferas da qualidade de vida humana. Ainda assim, isso não significa que deixe de oferecer oportunidades de mudança que podem ter resultados positivos. Discutiremos nesse encontro a oportunidade trazida por essa situação de rever como o ensino é praticado, mesmo que haja hoje evidências de que esta não é a melhor forma de aprender.  Considerando que apresentar alternativas, quaisquer que sejam, não leva a mudanças de hábitos, procuraremos mostrar como práticas simples, baratas e fáceis de implementar podem melhorar a retenção de informações de formas mais duradouras, flexíveis e aplicáveis a diferentes contextos. Isso será feito com uma breve introdução sobre como: 1) funciona o principal tipo de memória responsável pelo armazenamento de conteúdos acadêmicos; e 2) como tentar lembrar informações repetidamente ao longo do tempo, ao invés de ser somente exposto a elas, forma redes de conhecimentos interconectados.

Assista a gravação do evento

webinário ieac

Palestrante: Profa. Sabine Pompéia- Departamento de Psicobiologia da EPM - UNIFESP

Possui graduação em Ciência Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1988), mestrado em Psicologia (área de concentração "Neurociências e Comportamento") pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Ciências pelo Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (2000). Foi Profa. Afiliada da Universidade Federal de São Paulo de 2006 a 2009, Profa. Adjunta Substituta (Psicofarmacologia, Dep. de Psicobiologia) da Universidade Federal de São Paulo de 2009 a 2010 e é atualmente Profa. Adjunta na área de Cognição Humana no Dep. de Psicobiologia, UNIFESP. É também revisora de vários periódocos internacionais como Psychopharmacology, Farmacology Biochemistry and Behavior, British Journal of Clinical Pharmacology, Addiction (Toronto), BMC Medical Ethics, e The Quarterly Journal of Experimental Psychology. Sua área original de investigação foi Psicofarmacologia, bem como adaptação de testes cognitivos para uso no Brasil, mas atualmente investiga a cognição humana (em geral, de pessoas saudáveis) e correlatos fisiológicos dos seguintes processos: memória, funções executivas, atenção e sono. Ela foi Chefe da área da Disciplina de Psicobiologia do Departamento de Psicobiologia da UNIFESP de 2015-2019, é membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFESP desde 2011 e da Rede Nacional de Ciência para Educação. Ela está engajada no momento em uma ampla investigação sobre o desenvolvimento da autorregulação do comportamento na adolescência/puberdade.

Moderador: João Ricardo Sato (Docente do Centro de Matemática Computação e Cognição (CMCC) da UFABC

João Ricardo Sato. Docente do Centro de Matemática Computação e Cognição (CMCC) da UFABC. Possui graduação em Estatística, mestrado e Doutorado pela Universidade de São Paulo. Atua principalmente em projetos de pesquisa interdisciplinares envolvendo modelagem estatística e computacional em neurociências, neuroimagem, mapeamento funcional e estrutural do cérebro humano. É membro da Rede Nacional de Ciências pela Educação e está envolvido em um projeto de formação de professores.

Orgs: IEAC / GRUPO NEURO-I-SELF (Profa. Dra. Marisa Russo e Prof. Dr. Paulo Bertolucci)