Caminhos da Diplomacia em tempos de pandemia

Webinário IEAC- Ética em tempos de pandemia

Palestrantes:
Suher Carolina Yabroudi- Professora da Universidade de Zulia/Venezuela)
Amâncio Jorge de Oliveira- Professor do Instituto de Relações Internacionais / USP)

Webinário Ieac Suher Instaface
A pandemia impôs importantes desafios às dificuldades que já vinham sendo colocadas aos acordos de cooperação e ao multilateralismo. As novas necessidades impostas pela doença fizeram com que os países precisassem enfrentar um desafio comum e, enquanto os países fecham suas fronteiras receosos da disseminação do covid-19, instituições científicas incentivam a aproximação de cientistas e laboratórios, buscando vacinas, medicamentos e soluções comuns de políticas públicas eficientes. O objetivo da apresentação é discutir os modelos institucionais e padrões comparados de assessorias científica em governos.
Várias iniciativas têm sido conduzidas para buscar melhorias de políticas públicas para combater a pandemia e mais iniciativas para fortalecer as redes de cientistas. Uma dessas iniciativas foi proposta na Escola de Inovação e Diplomacia Científica de 2019, organizada a partir de uma parceria entre o Instituto de Relações Internacionais e o Instituto de Estudos Avançados da USP: São Paulo Framework of Innovation Diplomacy, documento preparado a partir das discussões realizadas em 2019, com propostas de princípios e práticas para traçar estratégias de cooperação no âmbito regional e subnacional.

Orgs: IEAC / GRUPO NEURO-I-SELF (Profa. Dra. Marisa Russo e Prof. Dr. Paulo Bertolucci)