Apresentação
Coordenadora: Nora Manoukian Forones
Vice-coordenadora: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Missão
Missão: Colaborar, efetivamente, com a construção do conhecimento da oncologia brasileira em todas as atividades relativas ao controle e combate ao câncer, de maneira interprofissional e interdisciplinar, com parcerias nacionais e internacionais.
Integrantes
Campus:
Adagmar Andriolo
Possui graduação em Medicina pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (1974), mestrado em Parasitologia, Microbiologia e Imunologia pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (1981), doutorado em Patologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1984) e Livre Docência pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (1996). Atualmente é Professor Titular da Disciplina de Clínica Médica e Medicina Laboratorial da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina Laboratorial, atuando principalmente nos seguintes temas: acurácia dos testes diagnósticos, marcadores tumorais circulantes, função renal, disproteinemias. Membro da Academia de Medicina de São Paulo.
Grupo de estudo: Departamento de Medicina
Palavras-chaves: valores de referência, lipideos, neoplasias
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Catarina Segreti Porto
Possui graduação em Ciências Biológicas, Modalidade Médica - F.F.C.L. Ribeirão Preto (1975), Mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal de São Paulo (1978), Doutorado em Farmacologia pela Universidade Federal de São Paulo (1984) e Pós-doutorado pela The Rockefeller University, USA (1989). Atualmente é Professor Titular da Escola Paulista de Medicina-Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Farmacologia Bioquímica e Molecular do Sistema Reprodutor Masculino, possui as seguintes linhas de pesquisa: Célula de Sertoli e Gametogênese Masculina e Mecanismos moleculares da ação dos estrógenos-receptores estrogênicos no câncer prostático e testicular, atuando principalmente nos seguintes temas: expressão, regulação, sinalização intracelular e função dos receptores estrogênicos em câncer prostático independente de andrógenos e no câncer testicular.
Grupo de estudo: Departamento de Farmacologia-Laboratório de Endocrinologia Experimental
Oncologia no Programa CAPES-PRINT
Palavras-chaves: câncer, biomarcadores, mecanismo de ação, cuidados com o paciente
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Edvane Birelo Lopes De Domenico
Graduada em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (1990), Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, EEUSP (1999), Doutora em Enfermagem pela EEUSP (2003), Livre-Docente pela Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP (2020). Professora Associada, Livre -Docente, Departamento de Enfermagem Clínica e Cirúrgica da Escola Paulista de Enfermagem, campus São Paulo, UNIFESP. Possui experiência técnica e em pesquisa na área de Oncologia e Enfermagem na Saúde do Adulto; Educação Profissional e em Saúde. Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem - UNIFESP. Consultora Ad Hoc do CNPq desde agosto de 2019. Linhas de Pesquisa: Gestão; Gerenciamento e Educação em Saúde e Enfermagem e Cuidado Clínico de Enfermagem e Saúde. Orientadora do Programa de Mestrado Profissional do CEDESS - UNIFESP, linha: Educação em Saúde na Comunidade. Líder do Grupo de Pesquisa GEPEBE (cadastrado no CNPq).Tutora em Enfermagem da Residência Multiprofissional em Oncologia do Hospital São Paulo - UNIFESP. Coordenadora do Programa de Extensão Universitária Acolhe-Onco: interdisciplinaridade no cuidado integral ao paciente com câncer.
Grupo de estudo: Enfermagem Clínica e Cirúrgica
Macro- Projetos: Sobreviventes de Câncer: Estudos transversais e experimentais e Enfermagem em Oncologia: Estudos sobre intervenções clínicas e cirúrgicas
Palavras-chaves: Oncologia. Sobrevivente. Qualidade de Vida. Estudos de Viabilidade. Assistência centrada no paciente.Vulnerabilidade Social. Autorrelato. Perfil de Impacto da Doença. Oncologia. Assistência Integral à Saúde. Antineoplásicos.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/9590895567864681
Orcid iD: https://orcid.org/0000-0001-7455-1727
Elena Bohomol
Graduada em Enfermagem pela Universidade de Mogi das Cruzes, Mestre e Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo. Pós-doutorado pela Universidade Federal de São Paulo (2013). Livre-Docência na Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, Departamento de Orientação Profissional - área ?Qualidade, Segurança do Paciente e Avaliação de Serviços de Saúde e de Enfermagem? (2016). Exerceu a função de Gerente de Enfermagem com ênfase em Gestão em Enfermagem, Qualidade e Riscos no Hospital Israelita Albert Einstein - São Paulo, avaliadora pelo sistema de Acreditação da Organização Nacional de Acreditação de Instituições Hospitalares e consultora sênior na área de Qualidade Hospitalar e Gestão em Enfermagem, para os programas de Acreditação da Organização Nacional de Acreditação e Joint Commission International. Atualmente é professora associada na Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Enfermagem. Chefe do Departamento de Administração em Serviços de Saúde e Enfermagem (DASSE). Participa do programa de Pós-Graduação e coordena a linha de pesquisa: Gerenciamento em Serviços de Saúde e de Enfermagem, com foco em Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente.
Grupo de estudo: Depto Administração em Serviços de Saúde e Enfermagem
Estudos dos Processos de Melhoria Continua em Instituições de Saúde; Participação do paciente na administração segura da terapia antineoplásica; Estudos sobre Segundas e Terceiras Vítimas: cenário nas instituições de saúde
Palavras-chaves: Segurança do Paciente; Gestão da Qualidade; Indicadores e padrrões de Qualidade em Serviços; Eventos Adversos; Segunda Vitima; Participação do paciente.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Emerson Rodrigo da Silva
Professor Adjunto do Departamento de Biofísica da UNIFESP, obteve o título de Doutor em Física (2011) pelas Universidades de São Paulo e de Bordeaux (França) com tese sobre estrutura e dinâmica de DNA intercalado em fases lamelares de lipídeos. Durante o doutorado, foi bolsista do Programme de Bourses d'Excellence Eiffel-Egide. Tem experiência em métodos biofísicos voltados à caracterização estrutural de sistemas auto-organizados de biomoléculas, incluindo técnicas espectroscópicas, métodos de microscopia e ferramentas de espalhamento de espalhamento a baixo ângulo (raios X e nêutrons). Foi bolsista de pós-doutorado na UFABC, onde estudou sistemas auto-organizados à base de peptídeos anfifílicos. Entre maio de 2014 e maio de 2015 foi pesquisador visitante no Departamento de Química da Universidade de Reading, Reino Unido. Foi Professor visitante do Instituto de Física da Universidade Federal de Alagoas. Atualmente, dedica-se à nucleação do Laboratório de Biofísica Estrutural da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP, onde coordena um projeto FAPESP que busca elucidar a estrutura de novas matrizes bioativas baseadas em peptídeos e nucleotídeos para aplicações biomédicas envolvendo sistemas de penetração celular, carreamento de fármacos anti-inflamatórios e materiais bionanoestruturados para engenharia de tecidos.
Grupo de estudo: Laboratório de Biofísica Estrutural, depto de Biofísica
Matrices peptidicas bioativas: da estrutura molecular às aplicacoes biomédicas
Palavras-chaves: Nanoestruturas, vetoes não-virais, peptideos de penetracao celular, matriz extracelular
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Guacyara da Motta
Possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica (Biomedicina) na Escola Paulista de Medicina (1983), Mestrado no Curso de Pós-Graduação em Biologia Molecular na Escola Paulista de Medicina (1987) e Doutorado no Curso de Pós-Graduação em Biologia Molecular na Escola Paulista de Medicina (1992). Realizou estágio na Divisão de Clínica Química e Bioquímica - Universidade de Munique (Ludwig - Maximilians)-Alemanha e pós-doutorado no Departamento de Medicina Interna, Divisão de Hematologia/Oncologia, na Universidade de Michigan (Ann Arbor)-Estados Unidos. Atualmente é Professora Associada do Departamento de Bioquímica da Escola Paulista de Medicina (EPM)/Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e foi Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas Modalidade Médica (Biomedicina) da EPM/UNIFESP no período 2008-2012. Coordenou o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Biomedicina da EPM/UNIFESP entre 2011-2017. Apresenta experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Química de Proteínas, Metabolismo Intermediário e Biologia Celular. A área de pesquisa em que atua está direcionada principalmente no tema que estuda a biologia celular do câncer relacionando os sistemas calicreína-cinina plasmático, (pró)calicreína plasmática (PK/PKa) e cininogênios (HK/LK), e fibrinólise, uroquinase (uPA) e seu receptor (uPAR), no que se refere à estrutura, função e a interação destas proteínas com células tumorais.
Grupo de estudo: Departamento de Bioquímica, INFAR, 5º andar, Lab JRV-3. Grupo de Pesquisa Proteólise na Superfície Celular.
Interação entre Integrinas e o Receptor de Uroquinase (uPAR): participação do Sistema Calicreína-Cinina Plasmático e Proteoglicanos
Palavras-chaves: sistema de contato, calicreínas, fibrinólise, cancer, endotélio.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Janete Maria Cerutti
Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Passo Fundo (1986), Mestrado (1991) e Doutorado (1995) em Genética na área de Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora Visitante na Duke University (2002-2003) e Assistant Research Professor da Johns Hopkins Medical School (2005). Revisora ad hoc CNPq, FAPESP e das revistas Clinical Endocrinology, Endocrinology, Thyroid, BMC Cancer, Genetics and Molecular Biology, Journal of Endocrinology, Cancer Research, Neoplasia, Endocrine-Related Cancer, Journal of Clinical Endocrinology e The Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism. Membro da Sociedade Latino Americana de Tiroide (LATS), da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia - Departamento de Tiroide e da Sociedade Brasileira de Genética. Membro correspondente da American Thyroid Association. Foi Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Biologia Estrutural e Funcional da UNIFESP (2009-2013), Vice-coordenador da Câmara de Pós-graduação, Campus de São Paulo, UNIFESP (2013-2015), Diretor do Departamento de Tiroide da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (2013-2016), Secretária do Departamento de Tiroide (2017-2018). Membro do Comitê Executivo da LATS (2009-2012, 2015-2019), Recebeu Prêmio de Jovem Pesquisador da Sociedade Latino Americana de Tiroide (LATS) no ano de 2001 e Prêmio de Pesquisador Sênior da Sociedade Latino Americana de Tiroide (LATS) durante o 15th International Thyroid Congress, Orlando, USA (2015).Trabalhos apresentados pelos pós-graduandos sob sua orientação receberam prêmios de Jovem Pesquisador da LATS nos anos de 2005, 2007, 2011, 2013 e 2017. Atualmente é Professor Associado e Livre-docente da Disciplina de Genética, Chefe da Disciplina de Genética e Diretor do Laboratório as Bases Genéticas dos Tumores da Tiroide, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP, Campus SP).
Grupo de estudo: As bases Genéticas dos Tumores da Tiroide, Disciplina de Genética, Departamento de Morfologia e Genética
Projeto temático: SEQUENCIAMENTO COMPLETO DO EXOMA, PAIRED-END RNA E GENOMA: NOVOS INSIGHTS SOBRE A NATUREZA GENÉTICA DO CÂNCER DE TIROIDE NA IDADE ADULTA E NA FAIXA ETÁRIA PEDIÁTRICA E APLICAÇÕES NA PRÁTICA CLÍNICA
Palavras-chaves: Estudos funcionais in vitro, marcadores de diagnóstico, prognóstico, RET , MEN 2
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Jane Tomimori
Possui Graduação em Medicina pela Escola Paulista de Medicina/Universidade Federal de São Paulo (1983), Residência Médica em Dermatologia pela Unifesp (1987), Mestrado em Medicina (Dermatologia) pela Unifesp (1992), Doutorado em Medicina (Dermatologia) pela Unifesp (1995) e Livre-docência pela Unifesp (2015). Possui título de Assistente étrangère pela Université Paris VII na França, além do Título de Especialista em Dermatologia e Certificado de Área de Atuação em Hansenologia pela Associação Médica Brasileira. Realizou Pós-doutorado na Münster Universität na Alemanha (1999). Atualmente é professora titular e chefe do Departamento de Dermatologia da EPM/Unifesp. É orientadora no Programa Medicina Translacional/Unifesp. É coordenadora do Ambulatório de Dermatoses nos Receptores de transplante de órgãos sólidos e do ambulatório de Estomatologia. Tendo atuado no ambulatório de Hanseníase, População Indígena e de Micoses/Leishmaniose. É revisora de revistas científicas nacionais e internacionais, além de parecerista de órgãos de fomento a pesquisa. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Dermatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: dermatoses nos receptores de transplante de órgãos sólidos, carcinogênese e resposta imune nas infecções tegumentares.
Grupo de estudo:Dermatologia
Detecção de poliomavírus no carcinoma de células escamosas oral e leucoplasia oral
Palavras-chaves: carcinogênese
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Luiz Juliano Neto
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (1968) e doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo (1974). Atualmente é professor titular aposentado da Universidade Federal de São Paulo. e participa do ensino e trabalha em pesquisa no AC Camargo Cancer Center, com enfase nas relações interinstitucionais e novos desenvolvimentos Tem particular experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Proteínas, atuando principalmente nos temas: peptideos e proteases. A partir de 2005 estabelece interfaces da ciencias da vida, e em particular a medicina, com ciencias exatas como fisica , quimica e engenharias. Esta iniciativa estabelece o conceito de CONVERGENCE, que é considerado hoje o futuro das ciências biológicas e médicas. Pesquisador 1A no CNPq. com os seguintes indicadores de produção científica: Publicações em periódicos com seletiva política editorial: 556;Indice H= 59, Indice i10=306.
Grupo de estudo: Biofisica
Programa multicêntrico utilizando radio ligantes de PSMA para o diagnóstico e terapia de pacientes com câncer de próstata
Palavras-chaves: Oncologia, proteases, metabolomica
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Leandro Fórnias Machado de Rezende
Professor Adjunto do Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/UNIFESP). Orientador permanente no Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da EPM/UNIFESP. Pesquisador Colaborador do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (NUPENS/USP). Graduado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santo André (2011). Mestre em Medicina Preventiva (2014) e Doutor em Saúde Coletiva (2019) pelo Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Pesquisador visitante no Departamento de Nutrição da Harvard T.H. Chan School of Public Health (2017/2018). Editor associado da Revista de Saúde Pública. Consultor ad-hoc da FAPESP e da Internacional Agency for Research on Cancer (IARC). Principais interesses de pesquisa são: Epidemiologia de câncer e outras doenças crônicas não transmissíveis, particularmente estudos sobre o efeito da atividade física, nutrição, obesidade no risco de câncer; modelagem de impacto de intervenções e políticas públicas voltadas à prevenção de câncer e outras doenças crônicas não transmissíveis; síntese da evidência e avaliação de vieses em estudos epidemiológicos; inferência causal em epidemiologia.
Grupo de estudo: Medicina Preventiva
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Marilia de Arruda Cardoso Smith
Possui graduação em Curso de Ciências Biológicas, modalidade médica pela Escola Paulista de Medicina(EPM), UNIFESP(1969), Mestrado em Ciências Biológicas (Biologia/Genética) pela Universidade de São Paulo (1974) e Doutorado em Ciências Biológicas pela USP, Biologia/Genética (1979). Livre-Docente, UNIFESP, 1996. Professora Titular por Concurso Público em 2004, Depto. de Morfologia e Genética EPM/UNIFESP. Profa. Dra Honoris Causa da Escola Paulista de Medicina, agosto 2020. Participou da implantação da Disciplina de Genética Médica da EPM em 1972, bem como de Cursos de Genética a estudantes de Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia e Tecnologia Oftálmica, bem como do Programa de Pós-Graduação em Morfologia/Biologia Estrutural e Funcional da UNIFESP, 1988. Participação na identificação do 1º gene do envelhecimento (1994; 1996): gene WRN. Prêmio Associação Internacional de Geriatria e Gerontologia (1991). Membro Fundador da Associação Brasileira de Alzheimer. Pesquisadora nível 1 CNPq. Foi Professora visitante de PG do Programa de Gerontologia da PUC-SP (1998-2003) , e de Genética e Evolução da Biologia da USP (1985-2000) . Orientadora de Pós-Graduação na UNIFESP e na Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA). Pesquisas em colaboração: UFMT, UFPA, FAMEMA, Universidade de McGill, CA. Assessorias: Membro (Suplente) Comitê Assessor de Genética CNPq, 2004/07; FAPESP; CNPq; CAPES; FAPERJ; UERJ etc. Membro do Conselho Diretor Instituto APAE de Pesquisa (1993/2004). Conselho Editorial de Revistas Nacionais e Internacionais. Tem experiência na área de Genética Humana e Médica, com atuação em Citogenética Humana e Médica, Genética do Envelhecimento e das Doenças Associadas, entre as quais, as cardiovasculares, a doença de Alzheimer e neoplasias.
Grupo de estudo: Disciplina de Genética, Depto Morfologia e Genética
Aspectos genéticos e epigenéticos da carcinogênese do câncer gástrico
Palavras-chaves: Cromossomos, Genes, Epigenética, Adenocarcinoma gástrico, estudos de associação
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Marcelo Baptista de Freitas
Possui graduação e pós-graduação pela Universidade de São Paulo (USP), com títulos de bacharel em Física com habilitação em Pesquisa Básica (1997), mestre em Física Nuclear (2000) e doutor em Ciências (2005). Atualmente é Professor Associado da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/UNIFESP) - Campus São Paulo. Atuou também como professor doutor do Departamento de Física Aplicada (DFA) do Instituto de Física "Gleb Wataghin" da Universidade Estadual de Campinas (IFGW/UNICAMP) no período de 2006 a 2008. Tem experiência na área de Física Médica, atuando principalmente nas áreas de dosimetria das radiações (termoluminescência-TL e luminescência opticamente estimulada-OSL), proteção radiológica, espectroscopia de raios-X e simulação computacional pelo método Monte Carlo para transporte de fótons e elétrons. Foi Editor Científico responsável pela Revista Brasileira de Física Médica (2008-2013), editada pela Associação Brasileira de Física Médica (ABFM), e membro do Conselho Deliberativo ABFM (2015-2016). Recebeu o Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS 2011. Foi membro da Comissão de Física Médica da Sociedade Brasileira de Física nos períodos de 2009-2012 e 2017-2021, coordenando a comissão de 2019-2021. Foi membro do Conselho Superior do Centro de Engenharia Biomédica (CEB) da UNICAMP no período 2014-2020. Participou ativamente do processo de criação e reconhecimento das residências em saúde para físicos médicos no MS e MEC. Atualmente é o coordenador do Programa de Residência em Física Médica da UNIFESP.
Grupo de estudo: Laboratório de Física Médica e Dosimetria das Radiações - Departamento de Biofísica
Taking Strategic Actions to Strengthen Capacities in the Diagnostics and Treatment of Cancer with a Comprehensive Approach
Palavras-chaves: diagnóstico por imagem, radioterapia, recursos humanos, física médica, tecnologias em saúde
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Michelle Samora de Almeida
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Uberlândia (2007). Atualmente é oncologista clinica do Hospital 9 de Julho, oncologista clinica do Centro Paulista de Oncologia (CPO) e oncologista clinica da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Titulada e membro da Sociedade Brasileira de Cancerologia Clinica. Doutorado em Ginecologia Oncologica pela Universidade Federal de São Paulo. Membro efetivo do Grupo EVA (Grupo Brasileiro de Tumores Ginecologicos).
Grupo de estudo: Departamento de Oncologia Clínica e Experimental
Câncer do Colo do Útero: da intervenção para ampliação da imunização ao uso de biomarcador plasmático hpv-dna na seleção de mulheres para tratamento adjuvante
Palavras-chaves: Reação em cadeia por polimerase em tempo real, Plasma, Papilomavírus humano, Recidiva, Marcador
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Maria Luiza Vilela Oliva
Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Química - Faculdades Oswaldo Cruz (1978), mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo (1981) e doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo (1988). Atualmente é Professor Titular e Livre Docente da Universidade Federal de São Paulo., Pesquisador 1A do CNPq. Trabalha com a caracterização dos aspectos estruturais e cinéticos de inibidores de enzimas proteolíticas isolados de plantas, a sua interação com enzimas para a compreensão dos fenômenos envolvidos no controle da proteólise e que possam permitir o desenho de inibidores que interfiram em processos biológicos como a coagulação sangüínea, o controle da pressão arterial, a inflamação e proliferação de células tumoral. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: agregação plaquetária; Bauhinia; inibidores de proteases; câncer; câncer de mama; coagulação; estrutura de proteínas; inflamação; sistema calicreínas-cininas; Kunitz; plantas medicinais; peptídeos ativos; trombose.
Grupo de estudo: Laboratório de química de proteínas, disciplina de Bioquímica , departamento de Bioquímica
Fragmentos Derivados de Proteínas com seletividade para inibição de enzimas de mamíferos e micro-organismos e seu papel como agente anti-inflamatório, antimicrobiano, antitrombótico e antitumoral: mecanismo de ação
Palavras-chaves: câncer triplo negativo, trombose, melanoma, glioblastoma, proteases
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Nora Manoukian Forones
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (1977), mestrado pela Universidade Federal de São Paulo (1982) e doutorado em Gastroenterologia pela Universidade Federal de São Paulo (1985). Desenvolveu Livre-docência em 2002. Atualmente é professora titular da Universidade Federal de São Paulo, coordenadora do Setor de Oncologia gastrointestinal e membro do Grupo de trabalho em oncologia (GTO) junto a UNIFESP. Atua como orientadora dos programas de pós-graduação em Gastroenterologia, Medicina Translacional e no ensino de câncer gastrointestinal aos alunos, residentes e pós-graduandos. Tem como linha de pesquisa: Neoplasias do Aparelho Digestivo com duas principais vertentes, biomarcadores de diagnóstico e prognóstico e nutrição e câncer. Atuou no estudo de marcadores séricos como CEA e CA19-9, na pesquisa de polimorfismos que possam aumentar o risco de câncer ou indicar pior prognóstico. Estuda métodos de diagnóstico de câncer não invasivos pelos exames de sangue ou fezes com pesquisa de alterações genéticas e epigenéticas dos genes envolvidos na carcinogênese. Recentemente investiga alterações de lipídeos e peptídeos dos pacientes com câncer colorretal e gástrico assim como marcadores de resposta a quimioterapia. Na área de nutrição e câncer participa da pesquisa de métodos mais sensíveis de avaliação nutricional, no estudo da sarcopenia e de hormônios envolvidos na caquexia. Em estudos experimentais avaliou a influência de alguns nutrientes na carcinogênese. Pesquisamos também resposta terapêutica a drogas após silenciamento de siRNA (estudo em cultura de células). Qualidade de vida do paciente e de seus cuidadores, aderência ao tratamento quimioterápico também foram estudados.
Grupo de estudo: Neoplasias do Aparelho Digestivo, Departamento de Medicina
Pesquisa de marcadores de prognóstico e tratamento. Sarcopenia em pacientes com câncer e estudo do bioma fecal
Palavras-chaves: Diagnóstico, Prognóstico, Câncer Colorretal, Câncer Gástrico
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Ramon Andrade de Mello
Prof. Dr. Ramon Andrade de Mello, MD, FACP, PhD, é professor de oncologia clínica da Pós-Graduação em Medicina da Universidade Nove de Julho, São Paulo, Brasil, e atua como oncologista clínico do setor privado em São Paulo. Formado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Brasil, em 2004. Tem o reconhecimento do diploma de médico pela Universidade de Lisboa, Portugal. Realizou a residência na área de Oncologia Médica no Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil, Porto (IPO), Portugal, reconhecida pelo MEC Brasil. Tem título de especialista em Oncologia Clínica pela Associação Médica Brasileira/Sociedade Brasileira de Cancerologia/Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, pela ACSS, Ministério da Saúde, Lisboa, Portugal, e pela Sociedade Européia de Oncologia Médica. Fez Doutorado em Medicina e Oncologia Molecular pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, em Portugal, reconhecido pelo MEC Brasil; e realizou o post-doc clinical fellowship na Lung Unit - Department of Medicine - The Royal Marsden NHS Foundation Trust, Londres, Inglaterra. Desenvolve pesquisa científica básica e clínica na área de câncer do pulmão e gastrointestinal. É autor de vários artigos publicados em periódicos indexados com arbitragem científica internacional, como Acta Cirúrgica Brasileira, World Journal of Gastroenterology, World Journal of Clinical Oncology, Tumour Biology, Pharmacogenomics, Lancet Oncology e PLoS ONE. Em 2011, recebeu dois prêmios científicos, um pela ESMO e outro no Évora Oncology Spring Meeting, Portugal. Já apresentou vários trabalhos em congressos e conferências no Brasil, Portugal, Espanha, Reino Unido e como convidado em São Francisco, Estados Unidos da América. É co-autor do Livro 1001 Perguntas para o Exame da Especialidade, 2ªedição, Lisboa, 2009. É editor do livro Tamoxifen and cancer: new paradigms, Nova Science Publishers, Nova Iorque, 2013, do livro Vimentin Concepts and Molecular Mechanisms, Nova Science Publishers, Nova Iorque, 2013, e do livro International Manual of Oncology Practice, Springer, Nova Iorque, 2015. Possui várias publicações em livros e periódicos com arbitragem científica internacional. Também colabora como revisor científico de vários periódicos, como The Lancet, Annals of Internal Medicine, Journal of Thoracic Oncology, British Journal of Cancer e como membro do corpo editorial do periódico PLoS ONE, Rare Tumors e Oncology Reviews. Participou com membro do júri do concurso para bolsas de investigação científica da Universidade de Coimbra, Portugal, e como expert reviewer do National Science Centre (Centro Nacional de Ciências), Kraków, Polônia, e da Britsh Lung Foundation, Londres, Inglaterra. Foi consultor ad hoc do PRONON (Programa Nacional de Apoio a Atenção Oncológica), Ministério da Saúde, Brasília, Brasil. Ramon Mello foi membro ativo do Comitê dos Jovens Oncologistas (Young Oncologist Committee) da ESMO em 2015. Em 2016/2017, participou como membro do Cancer Educational Committee da American Society of Clinical Oncology (ASCO). Em Junho 2018, foi admitido no Cancer Educational Committee (GI Faculty) da ESMO. É membro titular da Sociedade Portuguesa de Oncologia, Sociedade Brasileira de Cancerologia, Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, ESMO e ASCO. Em 2017, Ramon recebeu o título honorífico de FACP (Fellow of the American College of Physicians), USA.
Grupo de estudo: PRECISION ONCOLOGY & HEALTH ECONOMICS GROUP - PÓS GRADUAÇÃO EM MEDICINA TRANSLACIONAL
EPIDEMIOLOGIA MOLECULAR DO CÂNCER ESÔFAGO-GÁSTRICO
Palavras-chaves: CÂNCER GÁSTRICO, BIOMARCADORES, IMUNOTERAPIA, TERAPIA ALVO
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/4968774730306598
Objetivos
Objetivos:
- Validar boas práticas em prevenção e vigilância, diminuindo a morbimortalidade associada aos tumores. Fomentar e desenvolver novos métodos, técnicas diagnósticas e de tratamento. Expandir pesquisas na área aplicada, interprofissional, incluindo a gestão, assistência e educação em saúde em oncologia.