Apresentação
Coordenadora: Maysa Seabra Cendoroglo
Vice-coordenadora: Maria Aparecida Ferreira de Mello
A convergência da assistência, pesquisa, ensino, extensão, cultura e inovação, é necessária para um grande alcance social, para contemplar a diversidade e atender as demandas da população que tem um potencial de alcançar 100 anos e mais. Pesquisadores de diferentes campi talvez visualizem essa perspectiva mas há pouca articulação entre todos, e tímida inserção na rede internacional.
No Grupo Inovação em Longevidade a nossa busca será de aproximar saberes interdisciplinares e translacionais que contribuam para a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde a fim de formular propostas inovadoras que melhor equacionem o cuidado e a construção do saber.
Grupo Inovação em Longevidade
Missão: Estimular o empreendedorismo científico e a inovação translacional em longevidade em um contexto transdisciplinar e inclusivo.
Comissão executiva
Claudia Ajzen
Psicóloga especialista em Gerontologia; Doutora em Ciências e Professora afiliada da Disciplina de Geriatria e Gerontologia (EPM/UNIFESP-2021); Coordenadora da Universidade Aberta para as Pessoas Idosas – unidade Campus São Paulo e Coordenadora do Núcleo UAPI Unifesp.
Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/6888464178285775
Orcid iD: https://orcid.org/0000-0001-5027-0429
Cleusa Pinheiro Ferri
Médica psiquiatra e epidemiologista do setor de psicogeriatria do departamento de Psiquiatriana (EPM/Unifesp); Mestrado em psicobiologia e doutorado em psiquiatria (EPM/Unifesp); mestrado em epidemiologia pela Escola de Higiene e Medicina Tropical da Universidade de Londres; contribuiu para diversos Relatórios Mundiais de Alzheimer e foi um dos especialistas assessorando a Organização Mundial de Saúde na criação de uma proposta de tratamento/cuidado para demência (MHGap-dementia). Participou da elaboração das Diretrizes para a Redução de Risco para Declínio Cognitivo e Demência (2019). Contribui para o programa de pós-graduação tendo como interesses de pesquisa a epidemiologia e a provisão de cuidados para a saúde mental das pessoas mais velhas.
Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/2524029270331859
Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-1815-7685
Gisele Wally Braga Colleoni
Médica especialista em Hematologia e Hemoterapia; Professora Titular livre-docente do Departamento de Oncologia Clínica e Experimental da EPM/UNIFESP; Mestrado e Doutorado em Ciências pela EPM/UNIFESP; Pós-doutorado na área de Patologia Molecular no Memorial Sloan-Kettering Cancer Center em Nova York, USA. Tem interesse na promoção da saúde através da redução de fatores de risco associados ao desenvolvimento do câncer.
Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/2918635854077904
Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-7144-4878
Linda Omar Bernardes de Alvarenga
Coordenadora do Laboratório de Criatividade e Inovação em Educação, Saúde e Biotecnologia da EPM/UNIFESP; Doutora pelo Programa de Medicina Translacional e Mestre em Ensino Superior em Ciências da Saúde (EPM/UNIFESP); Especialista em Gestão e Liderança Universitária pela Organização Universitária Interamericana (OUI) e pelo Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB); Graduada em Pedagogia pela Universidade Metodista de São Paulo. Atua com Empreendedorismo Científico, Inovação e Negócios em Saúde e Educação, ministrando cursos e palestras, organizando eventos e atuando como avaliadora e mentora em programas de empreendedorismo e inovação. Entusiasta no desenvolvimento de novos negócios de base tecnológica.
Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/1478270382527134
Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-6129-3359
LinkedIn: linkedin.com/in/linda-bernardes-09a14b23
Maria Aparecida Ferreira de Mello
Terapeuta Ocupacional (UFMG 1990); Professora afiliada da Disciplina de Geriatria e Gerontologia; Pesquisadora colaboradora da Universidade Federal de Uberlândia; Pós doutora pela University of Flórida (2007); Doutora em Ciências da Reabilitação (EPM/UNIFESP-1999); Especialista (1994) e Mestre em Ciências – Inovação em Tecnologia Assistiva, pela University of New York at Buffalo (1995); Especialista em Economia da Saúde(EPM/UNIFESP-2003).
Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/0191038377240881
Orcid iD: https://orcid.org/0000-0001-9542-3134
Maysa Seabra Cendoroglo
Especialista em Geriatria; Professora associada-Livre docente (EPM/UNIFESP-2019) da Disciplina de Geriatria e Gerontologia; Orientadora no programa de pós-graduação em Nutrição. Coordena o Projeto Longevos, sobre fatores que contribuem para o envelhecimento ativo de idosos com 80 anos e mais na Disciplina de Geriatria e Gerontologia (EPM/UNIFESP).
Membros colaboradores
Adriana Neves de Andrade
Bruno Holanda Ferreira
Classius Ferreira da Silva
Eliane Florencio Gama
Fernanda Dias
Girliani Silva De Sousa
João Victor Messias
Marcela Cypel
Maria Goreti S Cruz
Natalia Negretti
Renato Moraes Fernandes
Suzete Carbonell Leal
Valquiria Bueno
Wagner Correia Santoslll
Justificativa
● Envelhecimento populacional, aumento da esperança de vida ao nascer e da expectativa de vida mundial e no Brasil.
● Necessidade de estratégias adequadas de cuidado que promovam o trabalho interdisciplinar e translacional, a melhora da qualidade de vida e melhor equacionamento dos propósitos e custos do sistema de saúde.
● Incorporação de novas tecnologias que têm transformado e gerado inovação no setor saúde.
● “Em maio de 2020, a Assembléia Geral da ONU declarou 2021-2030 a Década para um Envelhecimento Saudável (https://www.who.int/initiatives/decade-of-healthy-ageing). Este documento descreve o plano para uma Década do Envelhecimento Saudável 2020-2030, que consistirá em 10 anos de colaboração combinada, catalítica e sustentada. As próprias pessoas idosas estarão no centro desse plano, que reunirá governos, a sociedade civil, agências internacionais, profissionais, a academia, a mídia e o setor privado para melhorar a vida das pessoas idosas, de suas famílias e de suas comunidades. Este é o segundo plano de ação da Estratégia Global sobre envelhecimento e saúde da OMS, construído com base no Plano de Ação Internacional sobre o Envelhecimento das Nações Unidas de Madri e alinhado com o cronograma da Agenda 2030 das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.
https://www.paho.org/pt/decada-do-envelhecimento-saudavel-nas-americas-2021-2030
Plano de Trabalho:
● Reuniões mensais para discussão e planejamento de atividades.
- 1ª Reunião com os membros colaboradores, dia 07/07/2022, as 18:30hs.
● Prospecção dos interessados através de um questionário on-line.Análise das respostas e divulgação dos resultados.
Formulário do Plano de Trabalho
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfKaTfVHPg0_L_JMb8W8WX-tg3vG6KXFul8SNyms2f4kIxJPQ/viewform
Objetivos
Identificar soluções sinérgicas que promovam ações para criar uma cultura de empreendedorismo e de inovação em longevidade incluindo toda a comunidade unifespiana; criar interfaces e desenvolver projetos com pesquisadores de outros organismos nacionais e estrangeiros, além de planejar e realizar ações de difusão das conquistas em conhecimento em longevidade; estimular a criação de um hub de empreendedorismo e inovação em longevidade, envolvendo universidade, empresa, governo, sociedade; estimular o uso de ferramentas inovadoras e o preparo de profissionais e de estudantes tanto para participar como para liderar pesquisas e projetos junto ao setor produtivo; estimular o desenvolvimento de novos negócios em longevidade e a abertura de novas empresas de base tecnológica, como startups.
Ao promover a aproximação, a interação e a cooperação dos diferentes grupos que atuam na área de longevidade, espera-se potencializar os resultados de eventuais projetos ampliando a visibilidade nacional e internacional. A expectativa é de que possamos gerar os estímulos necessários para promover a transformação da realidade atual e permitir um planejamento para o futuro, cujos resultados poderão ser observados através do desenvolvimento de novas soluções escaláveis, de impacto e sustentáveis, pautadas em ciência junto ao setor produtivo, gerando melhoria da qualidade de vida e impacto econômico e social.
Atividades
Webinário- Selo Hospital amigo do idoso
Clique para obter mais informações
7º Fórum Latino-Americano do Centro de Estudos e Pesquisas Albert Einstein
Nos dias 12 a 15 de Setembro de 2022, membros do Grupo Inovação em Longevidade do Instituto de Estudos Avançados e Convergentes - IEAC da Unifesp participaram como palestrantes do 7º Fórum Latino-Americano do Centro de Estudos e Pesquisas Albert Einstein, que abordou a urgência de se comprometer com os três pilares ESG (Meio Ambiente, Social, Governança), bem como a necessidade de governos, instituições, empresas e sociedade trabalharem juntos em busca do objetivo Quíntuplo. O programa incluiu experiências da vida real para mostrar como a saúde pode promover práticas socioambientais e buscar oportunidades de parcerias para ações de sustentabilidade que ultrapassem suas fronteiras, e nesse sentido, as professoras Linda Bernardes, Claudia Ajzen e Maria de Mello contribuíram com este tema discutindo cenários e tendências da Inovação em Longevidade e compartilhando a experiência do Curso Empreendedorismo Sênior da EPM Unifesp, que está em andamento.