Horácio Hideki Yanasse

plataforma lattes CV Lattes   orcid icon 146132ORCID   google GoogleMyCitations

Possui graduação em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1974), mestrado em Análise de Sistemas de Aplicações pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1977), doutorado em Pesquisa Operacional pelo Massachusetts Institute of Technology (1981), e Livre Docente em Pesquisa Operacional pela Universidade Federal de São Paulo (2011). Foi pesquisador do Instituto de Pesquisas Espaciais de 1975 a 2013, onde exerceu por algumas vezes as funções de Chefe de Laboratório Associado, Chefe de Centro, e Coordenador de Programa de Programa de Pós-Graduação. Foi também membro do Conselho Técnico Científico do INPE como representante dos pesquisadores. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (SOBRAPO) por duas gestões (2011 a 2014), Editor Chefe da revista Pesquisa Operacional por 10 anos, Presidente da ALIO (Associação Latino-Ibero-Americana de Pesquisa Operacional, 2002 a 2004), e Vice Presidente da IFORS (International Federation of the Operations Research Societies) indicado pela ALIO (2007-2009). Atualmente é Diretor de Publicações da SOBRAPO. Atuou(a) como convidado ou membro do CA/CNPq na área de Engenharia de Produção e Transportes (1999, 2000 a 2002, 2006 a 2009, 2010 a 2013, 2016 a 2019), de Comissões de Avaliação da CAPES na área Multidisciplinar/Interdisciplinar (1999, 2005 a 2010) e das Engenharias III (2010 a 2017), e de Comissões de Avaliação na FAPERJ (2007 a 2017), como Editor Associado ou Membro do Conselho Consultivo ou Conselho Editorial de algumas revistas científicas como a revista Pesquisa Operacional da Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional, Revista Gestão e Produção do Departamento de Engenharia de Producão da Universidade Federal de São Carlos, revista Produção (Production) e revista Brazilian Journal of Operations & Production Management da Associação Brasileira de Engenharia de Produção, revista InfoComp Journal of Computer Science do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Lavras. Desde 2013 é Professor Titular na Universidade Federal de São Paulo, onde exerceu a funçâo de Coordenador da Câmara de Pós-graduação e Pesquisa do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) e Coordenador de Programa de Pós-Graduação em Associação com o ITA em Pesquisa Operacional no campus de São José dos Campos. Atualmente é o diretor acadêmico do ICT da UNIFESP, campus São José dos Campos. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Pesquisa Operacional, atuando principalmente nos seguintes temas: otimização combinatória, programação linear inteira, problemas de cortes de estoque. Possui artigos publicados em periódicos, e em eventos científicos; é co-autor de livros e de capítulos de livros; orientou ou co-orientou, com sucesso, doutores, mestres, bolsistas de iniciação científica, e trabalhos de conclusão de curso; e participou também como membro de bancas examinadoras diversas: de Dissertação, de Tese, de Progressão na Carreira, de Concurso Público etc. Ao longo de sua vida acadêmica recebeu alguns prêmios, homenagens e distinções.