Maria Lúcia Formigoni

Em 16/09/2020, perdemos um dos mais importantes pesquisadores de nossa universidade: o Prof. Elisaldo Luis de Araújo Carlini, aos 90 anos. Considerado o maior  nome da ciência brasileira e internacional quando o assunto é o uso medicinal da cannabis sativa (maconha), graduou-se em Medicina pela Escola Paulista de Medicina em 1957, fez Mestrado na Universidade de Yale e recebeu o título de  Doutor honoris causa de inúmeras universidades, dentro e fora do país. Embora nunca tenha feito um  Doutorado formal (para encontrar seu CV na plataforma Lattes é preciso desmarcar este requisito), foi orientador de 37 Mestrados e 29 Doutorados, entre eles o primeiro da Escola Paulista de Medicina, em 1971, de Jandira Masur, que se tornou sua mulher e cientista pioneira no Brasil  estudo da dependência de álcool e outras drogas.

No último dia 10 de dezembro, foram eleitos os novos presidente e vice-presidente do Instituto de Estudos Avançados e Convergentes (IEAC-Unifesp): os docentes Ivo da Silva Júnior, do Campus Guarulhos, e Maria Lucia Formigoni, do Campus São Paulo. A decisão foi tomada de acordo com os votos dos membros do Conselho Deliberativo do IEAC-Unifesp, em reunião conduzida pelo presidente provisório do instituto, Renato Janine Ribeiro.

Ivo da Silva Júnior

É professor adjunto de História da Filosofia da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Graduou-se em filosofia, defendeu o mestrado (2000) e o doutorado (2005) pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou estudos entre 2003-2004 e estágio pós-doutoral entre 2010-2011 na Universidade de Reims, França. É editor-responsável dos Cadernos Nietzsche (Qualis A1) É igualmente membro do GIRN - Groupe International des Recherches sur Nietzsche, do HyperNietzsche, do GT - Nietzsche da ANPOF, do GEN - Grupo de Estudos Nietzsche e diretor do CENBRA (Centro de Estudos Nietzsche: recepção no Brasil). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase no pensamento de Nietzsche e na filosofia francesa contemporânea.