Marcos Cezar de Freitas

Marcos CesarSou Professor Associado Livre-Docente do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo. Sou orientador de mestrado e doutorado. Supervisiono pós-doutorados. No que diz respeito ao ensino, iniciei a carreira de professor da educação básica na escola pública em 1982 e em 1988 tornei-me professor universitário atuando, desde então, na formação de professores no Curso de Pedagogia oferecendo cursos sobre a construção social da infância. No que diz respeito à pesquisa, vulnerabilidades infantis e educação inclusiva são os temas que pesquiso. Em perspectiva antropológica abordo a educação de crianças com deficiências ou cronicamente enfermas. Coordeno o Projeto de Pesquisa EDUCINEP - Educação Inclusiva na Escola Pública, que abriga a Plataforma de Saberes Inclusivos com colaboradores do Brasil e do exterior. Desenvolvo projeto de produtividade em pesquisa financiado pelo CNPq. No que diz respeito à extensão, organizei e coordeno a Escola Livre para Formação Inclusiva, que em parceria com escolas públicas e equipamentos de saúde oferece formação a respeito da educação de crianças cronicamente enfermas.

Suplente: Fernando Atique
Fernando AtiqueProfessor Associado do Departamento de História da Universidade Federal de São Paulo, onde ministra cursos na graduação e na pós-graduação na área de História, Espaço e Patrimônio Edificado. É arquiteto e urbanista (1999), mestre em Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo 2002) e doutor em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo (2007) pela Universidade de São Paulo - USP. Foi pesquisador (Visiting Scholar), com bolsa CAPES, na University of Pennsylvania - Penn -, nos EUA, no Department of History of Art (2006). É pós-doutor em História, com bolsa FAPESP, pelo History Department da New York University - NYU - (2016). É membro fundador da Associação Ibero-Americana de História Urbana - AIHU. É, também, membro do ICOMOS-Brasil. Recebeu o prêmio jovens arquitetos na categoria Ensaios Críticos do Instituto de Arquitetos do Brasil, sessão São Paulo, em 2004, e Menção honrosa no prêmio Luís Saia, na categoria ensaios críticos, do Instituto de Arquitetos do Brasil, Sessão São Paulo, em 2007. É autor de diversos livros. Na Unifesp, coordena o Grupo de Pesquisa CAPPH - Cidade, Arquitetura e Preservação em Perspectiva Histórica. http://capph.sites.unifesp.br/#. Entre 2017 e 2019 foi Coordenador da Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP. É, atualmente, um dos editores da Thésis, revista da ANPARQ - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo. É bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq na área de Arquitetura e Urbanismo.