Esper Abrao Cavalheiro

plataforma lattes CV Lattes   orcid icon 146132ORCID   google GoogleMyCitations

Esper Abrao Cavalheiro, Médico, É Professor Titular Do Departamento De Neurologia E Neurocirurgia Da Escola Paulista De Medicina Da Universidade Federal De São Paulo. É Membro Titular Da Academia Brasileira De Ciências, Da International League Against Epilepsy, Do International Bureau Of Epilepsy. Foi Presidente Do Cnpq E Secretário De Politicas E Programas De Ciência E Tecnologia Do Ministério De Ciência E Tecnologia. Foi Presidente Do Forum De Pró-Reitores De Pesquisa E Pós-Graduacao, Coordenador Do Programa De Pós-Graduacao Em Neurologia E Neurociencia Da Unifesp E Vice-Presidente Da Academia De Ciências Do Estado De São Paulo. Desenvolve Pesquisas Em Neurociências Com Foco Nos Mecanismos Subjacentes Aos Principais Distúrbios Neurológicos, Área Em Que Publicou Mais De 420 Artigos Em Periódicos Especializados. Possui 20 Capítulos De Livros E 5 Livros Publicados. Orientou 32 Dissertacoes De Mestrado E 35 Teses De Doutorado Nas Areas De Medicina E Fisiologia. Recebeu 8 Prêmios E/Ou Homenagens, Entre Os Quais Destacam-Se A Grã-Cruz Da Ordem Do Mérito Científico Nacional E O Título De Comendador Da Ordem Do Rio Branco. Atuou Como Assessor Do Centro De Gestão E Estudos Estratégicos Em Ciência Tecnologia E Inovação Onde Liderou Estudos De Prospecção Estratégica Em Várias Áreas Do Conhecimento. Entre 2010 E 2015 Foi Presidente Do Conselho Científico Do Instituto Apae De São Paulo. Em 2013 Assumiu A Pró-Reitoria De Planejamento Da Unifesp, Cargo Que Exerceu Até Abril De 2017. É Membro Do Conselho De Administração Do Cnpem E Membro Do Conselho Superior Da Fundação Péter Murányi . Assumiu A Pró-Reitoria De Pós-Graduação E Pesquisa Da Unifesp Em Maio 2017. Após Sua Aposentadoria Na Unifesp (Setembro 2018), Assumiu Cargo De Pesquisador Do Cnpem Em Campinas.

Suplente: Reinaldo Salomão
Graduado em medicina em 1982 pela Escola Paulista de Medicina - EPM, onde fez Residência Médica. Defendeu mestrado (1988) e doutorado (1992) na mesma Instituição. Estágio no Instituto Max-Planck de Imunobiologia, em Freibrurg, Alemanha, de 1988 a 1990. Professor Titular do Departamento de Medicina/Disciplina de Infectologia, Escola Paulista de Medicina, Unifesp a partir de 2006. Chefe do Departamento de Medicina da EPM/Unifesp (2011-12) e Presidente da Coordenadoria de Ensino e Pesquisa do Hospital São Paulo, Hospital Universitário da EPM/Unifesp. Pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa da Unifesp (2012-13). Presidente do Instituto Latino-Americano de Sepse (ILAS) 2013 -2016. Pesquisador 1D do CNPq. Linha de Pesquisa: Imunologia da Sepse.