Altay Lino de Souza

plataforma lattes CV Lattes   orcid icon 146132ORCID   google GoogleMyCitations

Psicólogo e Graduando em Estatística atuando como pesquisador de dados e metodólogo no Departamento de Psicobiologia da UNIFESP, Centro de Comunicações e Ciências Cognitivas da Escola de Comunicações e Artes da USP (ECAUSP) e no Núcleo de Estudos sobre Violência da USP. Possui experiência em teorias de Julgamento, Decisão e Escolha aplicadas com utilização de métodos Quali-Quantitativos em Psicologia e Contabilidade com uso de dados neurofisiológicos (EEG, Fmri, EKG, Eye-Tracker), medidas psicométricas e dados georeferenciados. Estes dados são combinados com uso de modelos multivariados (Modelagem de Equações Estruturais, GLM, Time Series), com uso de softwares estatísticos e linguagem de programação (JASP, JAMOVI, SPSS, Matlab, R e SAS, Python), além de métodos de entrevista (Metodologia Q, Grounded Theory). Atualmente minhas linhas de pesquisa e interesse são relacionadas com Pesquisa em Comunicação (usando narrativas e aplicativos voltados para avaliar processos de aprendizagem), Epidemiologia aplicada a Saúde e Sociologia, Medicina do Sono e Análise de Dados Multivariados. Além disso, atua como membro do ATS MECOR Program - Methods in Epidemiologic, Clinical and Operation Research - Faculty Member desde 2013 (participando no MECOR Turquia, India, Vietna e America Latina), além de ser colaborador da UNAH (Universidade Nacional Autonoma de Honduras), desenvolvendo a capacidade de pesquisa dos alunos de graduação em ciências médicas na América Central. Por fim, é co-host do Podcast NARUHODO (https://goo.gl/ovSYRE) de divulgação científica que está entre os mais ouvidos na área de Ciências Sociais e Medicina segundo ranking do ITunes 2019 e criador do canal do Youtube Cientistica (www.cientistica.com) sobre Análise de Dados e Metodologia Científica para alunos de graduação e pós-graduação em quaisquer áreas.

Suplente: