O Desenvolvimento da Sociologia Mexicana: uma Comparação com Brasil e Argentina

Sociologia Mexicana L1

A apresentação terá como referência dois artigos recentes sobre o desenvolvimento da sociologia mexicana.

O primeiro artigo: “Jefes de escuela en la sociologia latino-americana”, analisa comparativamente as trajetórias dos sociólogos Gino Germani, Florestan Fernandes e Pablo González Casanova. Esses nomes lideraram no Bra­sil, Argentina e México, processos de modernização disciplinar na sociologia entre as décadas de 1950 e 1960, a partir dos seguintes parâmetros: as relações entre intelectuais e Estado, as modalidades de organização dos sistemas acadêmicos, o recrutamento social dos praticantes e as modalidades de produção intelectual.

O segundo artigo: “Patrones de carrera de los sociólogos mexicanos (1951-1970)”, defende a hipótese de que a transformação das práticas e estilos de trabalho dos sociólogos mexicanos entre as décadas de 1950 e 1960 foi condicionada por uma alteração do recrutamento social e dos padrões de carreira vigentes na Escola Nacional de Ciências Políticas e Sociais da UNAM.

Inscrições para quem precisa de certificado  clique aqui

Transmissão pelo Canal do SciCi no Youtube (não é necessário fazer inscrição) - clique aqui.