Inovação em Longevidade

Apresentação

Coordenadora: Maysa Seabra Cendoroglo

 Vice-coordenadora: Maria Aparecida Ferreira de Mello

Polo: São Paulo

A convergência da assistência, pesquisa, ensino, extensão, cultura e inovação, é necessária para um grande alcance social, para contemplar a diversidade e atender as demandas da população que tem um potencial de alcançar 100 anos e mais. Pesquisadores de diferentes campi talvez visualizem essa perspectiva mas há pouca articulação entre todos, e tímida inserção na rede internacional.

No Grupo Inovação em Longevidade a nossa busca será de aproximar saberes interdisciplinares e translacionais que contribuam para a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde a fim de formular propostas inovadoras que melhor equacionem o cuidado e a construção do saber.

Missão: Estimular o empreendedorismo científico e a inovação translacional em longevidade em um contexto transdisciplinar e inclusivo.

Objetivos

Justificativas: 

Período de atuação previsto


Plano de Trabalho:

Integrantes

Comissão executiva

 Claudia Ajzen


 Cleusa Pinheiro Ferri


 Gisele Wally Braga Colleoni


 Linda Omar Bernardes de Alvarenga


 Maria Aparecida Ferreira de Mello


 Maysa Seabra Cendoroglo


Membros colaboradores

Adriana Neves de Andrade

Bruno Holanda Ferreira

Classius Ferreira da Silva

Eliane Florencio Gama

Fernanda Dias

Girliani Silva De Sousa

João Victor Messias

Marcela Cypel

Maria Goreti S Cruz

Natalia Negretti

Renato Moraes Fernandes

Suzete Carbonell Leal

Valquiria Bueno

Wagner Correia Santoslll

Atividades

Mini-Simpósio “Aging and Future Challenges” 

Evento conjunto do CAPES-Print UNIFESP e IEAC Inovação na Longevidade

Coordenadora: Profa. Valquíria Bueno - CAPES-Print e IEAC

Local: Anfiteatro Leitão da Cunha, Campus São Paulo

Transmissão Online pela Escola Paulista de Medicina via ConferênciaWEB

Data: 1/3/2023 / Horário: 8:00 às 16:00


Convidada internacional: 

Profa. Daniela Frasca, Universidade de Miami, FL, USA

Convidados Nacionais:

Profa. Maysa Cendoroglo (UNIFESP)  

Profa. Mirian Galvonas (UNIFESP)

Prof. Tiago Rodrigues (UFABC) 

Todas as aulas trouxeram abordagens muito atuais dos temas propostos, tiveram duração de 45 a 60 minutos, e foram seguidas de discussão com palestrantes, ouvintes e questões respondidas via chat.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Selo Hospital Amigo do Idoso

O “Selo Hospital Amigo do Idoso” é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, que tem como objetivo incentivar e apoiar a qualificação geronto-geriátrica dos hospitais publicos ou privados. O selo atribui ao hospital a referência assistencial de inclusão, valorização, e preservação da autonomia e independência dos idosos. Ele visa identificar e implantar ações que priorizaram os aspectos de segurança e acolhimento, além de incorporar maior qualidade e eficiência ao atendimento.

Um encontro importante e esclarecedor promovido pelo grupo “Inovação na Longevidade” do IEAC da Unifesp que terá o previlégio de contar com a participação de:


Apresentação: 

Dra Claudia Flo

Dra Claudia Talerman

Dra Priscila Serrano

Dra Tais Lipisk


Moderadores:

Dra Maysa Seabra Cendoroglo

Dr Clineu de Mello Almada Filho

Dra Claudia Ajzen

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

7º Fórum Latino-Americano do Centro de Estudos e Pesquisas Albert Einstein

Nos dias 12 a 15 de Setembro de 2022, membros do Grupo Inovação em Longevidade do Instituto de Estudos Avançados e Convergentes - IEAC da Unifesp participaram como palestrantes do 7º Fórum Latino-Americano do Centro de Estudos e Pesquisas Albert Einstein, que abordou a urgência de se comprometer com os três pilares ESG (Meio Ambiente, Social, Governança), bem como a necessidade de governos, instituições, empresas e sociedade trabalharem juntos em busca do objetivo Quíntuplo.  O programa incluiu experiências da vida real para mostrar como a saúde pode promover práticas socioambientais e buscar oportunidades de parcerias para ações de sustentabilidade que ultrapassem suas fronteiras, e nesse sentido, as professoras Linda Bernardes, Claudia Ajzen e Maria de Mello contribuíram com este tema discutindo cenários e tendências da Inovação em Longevidade e compartilhando a experiência do Curso Empreendedorismo Sênior da EPM Unifesp, que está em andamento.

Publicações

Notícias