Apresentação
Coordenadora:
Vice-coordenadora: Dulce Aparecida Barbosa
Grupo cuidado microbiológico infecção e inflamação
Missão: Identificar as pesquisas mais avançadas e convergentes na temática cuidado microbiológico, infecções e inflamação com a finalidade de socializar o estado da arte no campus SP. Incentivar parcerias para fortalecimento, visibilidade coletiva, avanço do conhecimento e maior envolvimento em redes de pesquisas internacionais.
Integrantes
Campus São Paulo
Alexandre Salgado Basso
Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade de São Paulo (1995), mestrado (1999) e doutorado (2004) em Patologia Experimental e Comparada pela Universidade de São Paulo. Realizou pós-doutorado no Center for Neurologic Diseases, Brigham and Womens Hospital, Harvard Medical School entre 2005 e 2008. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia da Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Tem experiência na área de Neuroimunologia e Neuroimunomodulação.
Grupo de estudo: Laboratório de Neuroimunologia - Disciplina de Imunologia - DMIP
A principal linha de pesquisa trata de estudar a regulação neuroendócrina da resposta imune/inflamatória.
Palavras-chaves: eixo HPA, sistema nervoso simpático; autoimunidade; EAE
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Ana Cristina Gales
Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Fundação ABC (1991), mestrado (1997) e doutorado (2001) em Infectologia pela Escola Paulista de Medicina / Universidade Federal de São Paulo (EPM/UNIFESP) com Doutorado Sanduíche no Departamento de Patologia da ?University of Iowa? (1998-2000). Atualmente, é professora adjunta e pesquisadora da Disciplina de Infectologia da EPM/UNIFESP, onde é diretora dos Laboratório Alerta e Laboratório Especial de Microbiologia Clínica. Também é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Infectologia desta mesma instituição desde 2019. É pesquisadora do CNPq desde 2004, nível 1A a partir de março de 2010. Agraciada entre 9 outras pesquisadoras brasileiras com Prêmio Elsevier/CAPES 2014 pela contribuição para o desenvolvimento da produção científica brasileira. Ex-coordenadora clínica (2014-2016) e geral (2017-2018) do Comitê Brasileiro de Teste de Sensibilidade a Antimicrobianos (BrCast). Tem experiência na área de Infectologia, com ênfase em resistência bacteriana, atuando principalmente na avaliação da atividade in vitro a novos antimicrobianos, na detecção dos mecanismos de resistência bacteriana e em projetos de vigilância de resistência bacteriana. É editora associada dos periódicos Brazilian Journal of Infectious Diseases, Journal of Global Antimicrobial Resistance e mSphere. Também é membro da Câmara Técnica de Resistência Microbiana (CATREM), ANVISA.
Grupo de estudo: Laboratório Especial de Microbiologia Clínica/Alerta, Disciplina de Infectologia, Departamento de Medicina
Estudo-Piloto para a Implantação de uma Rede Brasileira de Vigilância de Resistência Antimicrobiana em Saúde Única.
Palavras-chaves: Antibióticos; Resistência Bacteriana; Infecção
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/8402272715765172
Orcid iD: https://orcid.org/0000-0003-0913-768X
Anamaria da Silva Facina
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo-Escola Paulista de Medicina (1991), mestrado em Medicina (Dermatologia Clínica e Cirúrgica) pela Universidade Federal de São Paulo (2000) e Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (2012). Atualmente professora Adjunta do Departamento de Dermatologia da Universidade Federal de São Paulo. Chefe do Grupo de Dermatoses na Gestação do Departamento de dermatologia Universidade Federal de São Paulo e do ambulatório de Vitiligo. Co-coordenadora do setor de Fototerapia do Departamento de Dermatologia da UNIFESP-EPM. Tem experiência em Dermatologia atuando principalmente nos seguintes temas: Dermatologia Clinica e Cirúrgica; Antroposofia; viscum album; Capilaroscopia; Lupus eritematoso; Melanoma; Vitiligo.
Grupo de estudo: Dermatologia
Vitiligo: aspectos clínico-epidemiológicos e interação com qualidade de vida e sono.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/6215280305661683
Carla Alessandra Scorza Bahi
Graduada em Engenharia Química (1992), Mestrado em Neurociências pela Escola Paulista de Medicina/Universidade Federal de São Paulo (2002), Doutorado em Ciências pela Escola Paulista de Medicina/Universidade Federal de São Paulo (2006). Realizou Pós-Doutorado em Neurofisiologia Comparativa pela Escola Paulista de Medicina/Universidade Federal de São Paulo (2009-2013). Atualmente é Professora Adjunta da Disciplina de Neurociência, Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da Escola Paulista de Medicina/Universidade Federal de São Paulo. Possui experiência em Neurofisiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: doença de Parkinson, neuroproteção/sistema nervoso central, morte súbita nas epilepsias e epilepsia.
Grupo de estudo: Laboratório de Neurociência/Departamento de Neurologia e Neurocirurgia
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/1780763516426752
Orcid iD: https://orcid.org/0000-0001-7810-4748
Carlos Roberto Veiga Kiffer
Professor Adjunto da Disciplina de Doenças Infecciosas e Parasitária, Departamento de Medicina, Escola Paulista de Medicina, UNIFESP e pesquisador no Laboratório Especial de Microbiologia Clínica (LEMC/ALERTA), com foco na área de epidemiologia de resistência antimicrobiana e modelos matemáticos e espaço-temporais. Tem ampla experiência em pesquisa clínica e translacional com ênfase em infectologia e antimicrobianos. Atua em pesquisa principalmente nos seguintes temas: epidemiologia da resistência bacteriana, antimicrobianos, sistemas de vigilância, farmacodinâmica, mecanismos de resistência, métodos e modelos para análise da resistência. É médico graduado pela Universidade Federal Fluminense (1991), com residência médica pelo Instituto de Infectologia Emílio Ribas, doutorado em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade de São Paulo (2002) e pós-doutorado em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade Federal de São Paulo (2011).
Grupo de estudo: Laboratório Especial de Microbiologia Clínica, Disciplina de Infectologia, Departamento de Medicina.
Inteligência artificial para identificação de marcadores de gravidade em Covid-19.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/7021893874375037
Cassiane Dezoti da Fonseca
Possui graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da USP-EEUSP (2004), mestrado em Enfermagem na Saúde do Adulto e Idoso pela EEUSP (2008), doutorado em Ciências da Saúde, área nefrologia, pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo-EEUSP (2013) e pós doutorado, área nefrologia, bolsista CAPES/PNPD pela EEUSP (2017). Atualmente é professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Clínica e Cirúrgica da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (EPE-UNIFESP). Docente colaborador junto ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem- PPGEN da UFS, orientadora de mestrado desde 09/2020. Coordenadora das Unidades Curriculares Enfermagem Clínica e Estágio Curricular Supervisionado da EPE/UNIFESP. Desenvolve pesquisas sobre lesão renal aguda induzida por medicamentos, nefropatia diabética e doença renal crônica. Seus estudos envolvem modelos pré-clínicos e clínicos com uma visão translacional para a prática avançada da enfermagem. Membro da American Society of Nephrology (ASN). Membro da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn).
Grupo de estudo: Laboratório de Nefrologia/EPM Departamento de Enfermagem Clínica e cirúrgica/EPE
Nefrotoxicidade induzida pela Polimixina B na isquemia renal e diabetes mellitus: ensaio pré-clínico.
Palavras-chaves: Sulfato de polimixina B; Nefrotoxicidade; Diabetes mellitus; Isquemia, Antibióticos.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/0639643818813583
Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-2118-8562
Cristina Muccioli
Possui Graduação em Medicina pela Universidade de Mogi das Cruzes (1988), mestrado em Medicina (Oftalmologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1993) e doutorado em Medicina (Oftalmologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1997). Atualmente é Professora Adjunta e Livre Docente da Universidade Federal de São Paulo, atua como oftalmologista na Clínica Muccioli Oftalmologia Especializada. Tem experiência na área de medicina, com ênfase em Cirurgia Oftalmológica, atuando principalmente nos seguintes temas: AIDS, retinite, toxoplasmose, uveite e retina. Professora orientadora no Programa de Pós-Graduação do Departamento de Oftalmologia da UNIFESP-EPM. Consultora Ad-hoc: CNPQ, FAPESP, CAPES e FINEP. Bolsista CNPq de Produtividade em Pesquisa Nível 2.
Grupo de estudo: Departamento de Oftalmologia
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/4512517971941945
Cristina Viana Niero
Graduação em Ciências Farmacêuticas pela Universidade São Francisco, mestrado em Ecologia Microbiana e Patogênese de Microrganismos - Université Paris XI (Paris-Sud) e Instituto Pasteur de Paris. Doutorado e Pós-Doutorado em Microbiologia pela Universidade Federal de São Paulo. Atuação na área de micobacteriologia e biologia molecular. Temas de atuação e interesse: 1. Estudo de isolados clínicos de micobactérias, caracterização taxonômica e de surtos. 2. Identificação de isolados ambientais para estudos de diversidade, taxonomia e avaliação do potencial de degradação de substratos de interesse biotecnológico e suas vias catabólicas. 3. Caracterização molecular de elementos extracromossômicos.
Grupo de estudo: Laboratório de Micobactérias - DMIP
Caracterização do genoma e transcriptoma de isolados de Mycobacterium sp. com capacidade de degradação de pectina e pireno.
Palavras-chaves: CG-MS; bioinformática; qRT-PCR
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/6723968833615135
Denis Bernardi Bichuetti
Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (2001), residência médica em Neurologia pela Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, (2006), doutorado em ciências pela Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, (2010), realizou Treinamento Especializado em Esclerose Múltipla no Centro de Esclerose Múltipla da Catalunha (Barcelona, Espanha)(2011) e MBA de Economia e Gestão em Saúde pela Faculdade Paulista de Ciências da Saúde (2019). Atuou como médico assistente e chefe de plantão do pronto socorro de neurologia do Hospital São Paulo/UNIFESP de 2007 a 2013 e atualmente é Professor Associado da Disciplina de Neurologia, Chefe do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia e assistente do setor de neuroimunologia e doenças desmielinizantes da Escola Paulista de Medicina, UNIFESP. É membro da Academia Brasileira de Neurologia, Academia Americana de Neurologia e Academia Europeia de Neurologia e faz parte do comitê científico da Guthy Jackson Charitable Foundation.
Grupo de estudo: Departamento de Neurologia e Neurocirurgia
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/9159972476628904
Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-4011-3734
Dulce Aparecida Barbosa
Graduação em Enfermagem, Mestrado em Biologia Molecular, Doutorado em Ciências da Saúde e Pós-Doutorado em Nefrologia pela UNIFESP. Professor Titular e Livre Docente, do Departamento de Enfermagem Clínica e Cirúrgica da Escola Paulista de Enfermagem da UNIFESP. Pesquisador 1B do CNPq. Membro Titular do Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFESP. Tem desenvolvido pesquisa na área clínica sustentada por metodologias laboratoriais da área básica com destaque a infecção hospitalar, insuficiência renal, morbidade e mortalidade relacionada ao atendimento à saúde de indivíduos portadores de afecções renais e HIV/AIDS, submetidos à terapia de alta complexidade. Diretora de Comunicação e Publicações da Associação Brasileira de Enfermagem; Editora Chefe da Revista Brasileira de Enfermagem, membro titular da Rede de Editores de Enfermagem do Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde. Editor Associado e Revisor de vários periódicos internacionais; membro titular do Conselho Deliberativo da Rede de Bibliotecas da UNIFESP. Palavras chave: biovigilancia; infecção; morbidade; mortalidade; cientometria.
Grupo de estudo: Grupo de Estudos e Pesquisa em Epidemiologia
Utilização do modelo “Cadeias de Markov” nas alterações clinicas e bioquímicas dos pacientes com COVID-19.
Palavras-chaves: Modelo matemático; preditivo; morbidade; mortalidade; gravidade.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/1924137485244907
Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-9912-4446
Dulce Elena Casarini
Pesquisadora 1B do CNPq, possui graduação em Biologia pela Universidade do Sagrado Coração (1973). Defendeu mestrado (1982) e doutorado (1988) em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) e Livre Docência em Nefrologia (2003) na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Recebeu o título de ?Fellow da American Heart Association, (FAHA)?. Atualmente é Professora Livre Docente e Afiliada da Disciplina de Nefrologia e Bióloga da UNIFESP. Ministra aulas de nefrologia para o 4º ano médico da EPM. É Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Medicina Translacional do Departamento de Medicina, Escola Paulista de Medicina (EPM), UNIFESP. Tem linha de pesquisa na área de Medicina, com ênfase em Nefrologia/Cardiologia clínica e básica nas doenças renais e cardiovasculares, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas renina angiotensina, calicreína cininas e catecolaminas na hipertensão, diabetes, obesidade e transplante; e em enzimologia, proteômica e metabolômica. É bióloga formada em 1973 na Universidade Sagrado Coração, Brasil. Em 1982, obteve um mestrado e, em 1988 o doutorado, ambos em Biologia Molecular, EPM, UNIFESP, Brasil. Em 1979 ingressou na UNIFESP como pesquisadora científica e fundou o Laboratório de Pesquisa de Rins e Hormônios, Departamento de Medicina, Disciplina de Nefrologia, EPM. Em Paris, fez dois pós-doutoramentos: um no Laboratoire de Physiologie Nerveuse, Gif sur Yvette (1989-1990), e o segundo no Laboratório de Fisiologia e Patologia Vascular e Renal, Unité 367, INSERM (1993-1994). Descobriu um marcador biológico importante para a hipertensão, a isoforma n-domínio da enzima conversora da angiotensina I (nECA), patenteou-a no Brasil em 2002, (nECA/marcador genético de hipertensão. Método de quantificação), e em 2008 obteve patente mundial. Demonstrou dedicação e compromisso com a excelência na formação de 26 doutores, 27 mestres, 20 pós-doutores e 22 iniciações científicas. Durante sua carreira publicou mais de 164 manuscritos em pesquisa clinica e básica, vários capítulos de livros e editou dois no exterior. É convidada como palestrante ou presidente de sessão em reuniões nacionais e internacionais e em escolas de medicina anualmente. Recebeu muitos prêmios sendo o último em maio de 2019 da American Society of Physiology apresentando o trabalho em Hipertensão Clínica/marcador biológico de hipertensão. É membro das Sociedades Brasileiras de Bioquímica, e Hipertensão, da Interamerican Society of Hypertension, Internacional Society of Proteolysis, American Heart Society e American Society of Physiology. Dra. Casarini foi tesoureira da Sociedade Brasileira de Hipertensão de 2017-agosto 2019, e é membro do conselho científico até 2022. Ela está no comitê científico da Conferência ?Gordon Angiotensin?, Fundação Gordon, USA, tendo sido eleita para o período de 2018-2022. É do conselho editorial da PlosOne e do Open Journal of Transplantation. É revisora para revistas nas áreas cardiovascular, nefrologia, bioquímica e fisiologia. É Assessora para julgamento de projetos clínicos e básicos de diferentes Fundações do Brasil: Fapesp, Fapemig, Fundação Auraucária, Fundação Cearence, Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal , Fapesb, Fapeam, entre outras do país. Foi Assessora para pareceres internacionais de Orgãos tais como: Cytec/CNPq um auxílio financeiro à cooperação científica e tecnológica entre os países membros da América do Sul, e outros; Ministerio de Ciencia, Tecnología e Innovación Productiva Fondo para la Investigación Científica y Tecnológica da Argentina. Banca do concurso para ?Full Professor?, candidato Prof. Dr Khalid Elased para ?Full Professor?, Department Pharmacology and Toxicology, Boonshoft School of Medicine, Wright State University, Dayton, OHIO.
Grupo de estudo: Depto de Medicina - Disciplina de Nefrologia
POLIMORFISMO GENÉTICO DAS ENZIMAS CONVERSORAS DE ANGIOTENSINA ( ECA e ECA 2) E SUA CORRELAÇÃO COM BIOMARCADORES MOLECULARES NAS DIFERENTES MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS DA COVID – 19
Palavras-chaves: inflamação; glândula sebácea; andrógenos; ácido azelaico; espironolactona.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/0534906942293338
Orcid iD: https://orcid.org/0000-0003-1912-4292
Ediléia Bagatin
Bolsa de Produtividade CNPq - Modalidade/Nível: PQ-2 - Processo: 304445/2020-7 Graduação: Medicina - Pontifícia Universidade Católica São Paulo - PUCSP (1974-1979); Residência Médica Dermatologia, Hospital das Clínicas, Faculdade Medicina Universidade São Paulo - FMUSP (1980-1982); Curso Especialização Medicina do Trabalho, 440 horas, registro nº. 12.604, Ministério Trabalho (1980). Títulos Especialista: Sociedade Brasileira Dermatologia (SBD) e Associação Brasileira Hansenologia (ABH) em 1982; Mestrado: Epidemiologia da Paracoccidioidomicose, Escola Paulista de Medicina, EPM (1985); Doutorado: Síndrome da Imunodeficiência Adquirida e Sífilis, Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP (1994). Aprovada em 14 Concursos Públicos estaduais e federais, na Área de Dermatologia. Atividades no Departamento Dermatologia - EPM/UNIFESP: Médica contratada, em 1992 (após redistribuição de cargo de médica dermatologista do INAMPS, exercido após Concurso Publico em 1981, nomeação em 1984 - aposentadoria em 03/2/2014); Professora Adjunta (após Concurso Público) de 2006-2018; Profa. Associada desde 2018; Livre-Docência em 2018; Coordenadora Científica (2007-2011); Vice-chefe (2011-2014); Chefe (2017-2020); Supervisora da Pós-Graduaçao sensu lato do Departamento de Dermatologia / UNIFESP, a partir de julho de 2020. Atividades didáticas teóricas e práticas na Graduação em Medicina e Residência Médica (desde 1992); Disciplinas Eletivas, e Iniciação Científica (desde 2006); Orientadora (mestrado e doutorado) no Programa Pós-Graduação Medicina Translacional ? UNIFESP (desde 2009). Profa. Assistente-Doutora-PUCSP, Departamento de Medicina, Disciplina Dermatologia (1990-2001). Linhas de pesquisa: isotretinoína oral; envelhecimento cutâneo; acne; cicatrização, tricologia; lesões pigmentadas; dermocosméticos. Sociedades Científicas: Associação Médica Brasileira, Sociedade Brasileira de Dermatologia, Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, Grupo Brasileiro de Melanoma, Colégio Ibero-Latino Americano de Dermatologia e American Academy of Dermatology. Publicações: indexadas ISI (101): 65 internacionais e 36 nacionais; não indexadas ISI (24): 4 internacionais e 20 nacionais; no prelo (2); anais de eventos (23). Capítulos em livros (58): 54 nacionais e 4 internacionais, 2 revisões de tradução de livros internacionais. Membro da Cochrane Skin Group for Systematic Review; Grupo Ibero-Latino Americano de Estudos da Acne (GILEA); Câmara Técnica de Cosméticos (CATEC-ANVISA); Comitês de Ética em Pesquisa - UNIFESP e Faculdade de Ciências Farmacêuticas USP (FCFUSP). Assessoria / Comissão para análise de projetos e trabalhos científicos: PIPE, FAPESP. Comissões Científica, Organizadora e avaliadora de trabalhos científicos de eventos nacionais (30) e internacionais (1). Outras atividades: bancas examinadoras de Doutorado, Mestrado, Admissão em Carreira, Curso de Especialização, Mudança de nível, Qualificação de Mestrado e Doutorado, Curso de Graduação, Título Especialista em Dermatologia SBD (Prova Oral); Campanha Nacional Prevenção Câncer da Pele; apresentação de trabalhos científicos (pôster ou oral): 199 (79 internacionais, 120 nacionais); 16 prêmios; palestras, conferências e mesas redondas (273): internacionais (24) e nacionais (249); coordenações de eventos (24) ? internacionais (6) e nacionais (18);; Conselho Editorial (2 periódicos) e revisora de 20 periódicos. Participação em inúmeros Congressos e Cursos anuais nacionais e internacionais de Dermatologia e Pesquisa Clínica. Índice H=19. Índice i10=36.
Grupo de estudo: Dermatologia
Papel das interleucinas 17 e 10 (il-17, il-10) na acne da mulher adulta associada ou não a fatores de risco para síndrome metabólica e modificação após tratamento: Estudo Clínico randomizado e comparativo.
Palavras-chaves: inflamação; glândula sebácea; andrógenos; ácido azelaico; espironolactona
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/6478900066830476
Orcid iD: https://orcid.org/0000-0001-7190-8241
Edna Sadayo Miazato Iwamura
Professor Associado e Livre Docente do Departamento de Patologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/UNIFESP). Biologa pela Universidade Presbiteriana Mackenzie com Mestrado (Instituto de Ciências Biomédicas ICB-USP), Doutorado (Fisiopatologia Experimental - FMUSP), Pós-doutorado (Northumbria University, UK) e Especialização em Bioética (Faculdade de Medicina Universidade de São Paulo FMUSP). Atuou no Departamento de Patologia da FMUSP e no Departamento de Medicina Legal, Ética Médica, Medicina Social e do Trabalho da FMUSP. De 2004 a 2007, foi responsável pela analise de identidade genética no Laboratório da Central de Radioimunoensaio de São Paulo (CRIESP). Atua no ensino da Patologia Geral e Forense (Curso de Graduação em Medicina,Biomedicina, Fonoaudiologia e Enfermagem). Cadastrada no programa de pós-graduação da Patologia (Mestrado e Doutorado). Coordenadora do Laboratório de Patologia Molecular -Ed Pesquisas I. Assessora CNPq, Capes e FAPESP. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Patologia Investigativa e Genética Forense, atuando principalmente nos seguintes temas: patologia forense, genética de população, identificação humana.
Grupo de estudo: Patologia
Atenção à vitima de agressão sexual.
Palavras-chaves: DNA; Banco de Perfis Genéticos; Legislação; Saúde; Patologia
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/7497785333422804
Orcid iD: https://orcid.org/0000-0003-4380-3244
Eduardo Alexandrino Servolo de Medeiros
Professor Associado II, Livre-Docente da Disciplina de Infectologia do Departamento de Medicina da Unifesp. Realizou sua graduação em Medicina (1985), Residência Médica e Especialização em Infectologia (1989), Título de Especialista pela AMB em Infectologia Hospitalar em 2017, Mestrado em Doenças Infecciosas e Parasitárias (1991), Doutorado em Doenças Infecciosas e Parasitárias (1993), Livre-Docência em 2003. Trabalha na área de pesquisa em Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (Iras - Infecções Hospitalares), uso racional e gestão de antimicrobianos no ambiente hospitalar (Antimicrobial Stewardship), resistência microbiana, COVID-19 e seu impacto na segurança do paciente e dos profissionais da saúde. Atualmente, é presidente da Comissão de Epidemiologia Hospitalar do Hospital São Paulo, Universitário da Unifesp, desde março de 2002. Desenvolve ensaios clínicos com novos antimicrobianos, prevenção da resistência microbiana, estudos de prevenção de infecções hospitalares em pacientes e profissionais da saúde. Na pandemia de COVID-19, está envolvido em diversos projetos de pesquisa na avaliação da história natural, medidas de prevenção, vacinação e no tratamento do SARS-CoV-2 (COVID-19). Orientador da Pós-graduação e coordenador da Disciplina de Epidemiologia Hospitalar. Criou em 2010 e coordena o primeiro programa nacional de Residência Médica em Infectologia Hospitalar para residentes de quarto ano (R4), credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica. Executou a coordenação de projetos e cursos de extensão de Educação a Distância em Infecção Relacionada à Assistência à Saúde fomentados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), uso de antimicrobianos (ATMRacional e ATMControle) e de resistência microbiana pela Organização Panamericana da Saúde. Desenvolveu pesquisas financiadas pela FAPESP (pneumonia comunitária; resistência bacteriana e medidas de intervenção para prevenção de infecção hospitalar), Centers for Disease Control and Prevention - EUA (risco ocupacional para tuberculose no ambiente hospitalar), CNPq (risco ocupacional envolvendo material biológico, medidas de prevenção de infecção hospitalar e resistência microbiana) e exerceu a representação brasileira no International Nosocomial Infection Control Consortium (INNIC) vigilância internacional e medidas de prevenção de infecções hospitalares em países em desenvolvimento. Desenvolve estudos na área de ensino médico e na Graduação do Curso de Medicina. Foi Presidente da Câmara de Graduação da Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo no período de maio de 2011 a maio de 2016, recebendo voto de Louvor da Congregação Universitária pelo trabalho desenvolvido e foi coordenador do Curso de Medicina da EPM - Unifesp. Coordena o Ensino de Graduação da Disciplina de Infectologia da Unifesp desde 2006 até o momento e o Curso para a Graduação sobre o Uso de Antimicrobianos para alunos do quinto-ano, além de atividades de preceptoria na Enfermaria de Infectologia para alunos e médicos residentes conforme o Plano Pedagógico do Curso de Infectologia da EPM-Unifesp. Também coordena a Unidade Curricular de Biossegurança e Saúde Ocupacional dos Cursos de Tecnologias em Saúde. Atualmente, está envolvido na elaboração de diretrizes de retorno seguro no Município de São Paulo e de toda a Unifesp. Atua em diversos seguimentos das sociedades científicas e do Conselho Regional de Medicina SP como consultor e assessor, membro do Comitê Estadual de Infecção Hospitalar da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo. Presta assessoria científica para FAPESP, CNPq, ANVISA, Ministério da Saúde (Comitê Técnico de COVID-19) e à diversas revistas científicas internacionais como revisor de artigos científicos. Presidente eleito pela Sociedade Paulista de Infectologia (SPI) para a Gestão 2017-2019, reeleito 2020-2021. Atualmente é Diretor Científico da SPI e Membro do Comitê de Infecção Hospitalar da Sociedade Brasileira de Infectologia.
1) Grupo de estudo: Comissão de Controle de Infecção Hospitalar - Disciplina de Infectologia
Prevenção e controle da resistência microbiana no ambiente hospitalar.
Palavras-chaves: resistência microbiana; antibióticos; antimicrobial stewardship; prevenção de infecção; infecção hospitalar
2) Grupo de estudo: Departamento Medicina, Disciplina Infectologia, Comissão de Epidemiologia Hospitalar
Impacto da resistência microbiana durante a pandemia de COVID-19.
Palavras-chaves: Resistência Microbiana, COVID-19, Antimicrobianos, Tratamento, Vigilância Epidemiológica
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/9548262587954222
Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-6205-259X
Emerson Rodrigo da Silva
Professor Adjunto do Departamento de Biofísica da UNIFESP, obteve o título de Doutor em Física (2011) pelas Universidades de São Paulo e de Bordeaux (França) com tese sobre estrutura e dinâmica de DNA intercalado em fases lamelares de lipídeos. Durante o doutorado, foi bolsista do Programme de Bourses d'Excellence Eiffel-Egide. Tem experiência em métodos biofísicos voltados à caracterização estrutural de sistemas auto-organizados de biomoléculas, incluindo técnicas espectroscópicas, métodos de microscopia e ferramentas de espalhamento de espalhamento a baixo ângulo (raios X e nêutrons). Foi bolsista de pós-doutorado na UFABC, onde estudou sistemas auto-organizados à base de peptídeos anfifílicos. Entre maio de 2014 e maio de 2015 foi pesquisador visitante no Departamento de Química da Universidade de Reading, Reino Unido. Foi Professor visitante do Instituto de Física da Universidade Federal de Alagoas. Atualmente, dedica-se à nucleação do Laboratório de Biofísica Estrutural da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP, onde coordena um projeto FAPESP que busca elucidar a estrutura de novas matrizes bioativas baseadas em peptídeos e nucleotídeos para aplicações biomédicas envolvendo sistemas de penetração celular, carreamento de fármacos anti-inflamatórios e materiais bionanoestruturados para engenharia de tecidos.
Grupo de estudo: Laboratório de Biofísica Estrutural, depto de Biofísica
Matrices peptidicas bioativas: da estrutura molecular às aplicacoes biomédicas.
Palavras-chaves: Nanoestruturas; vetoes não-virais; peptideos de penetracao celular; matriz extracelular
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/7800589206457326
Orcid iD: https://orcid.org/0000-0001-5876-2276
Enedina Maria Lobato de Oliveira
Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Pará (1989), Residência em Neurologia- Escola Paulista de Medicina - UNIFESP(1994), Mestrado em Neurologia / Neurociências pela Universidade Federal de São Paulo (1997) e Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Federal de São Paulo (2005). Realizou treinamento em neuroimunologia no Center for Neurologic Diseases - Harvard Medical School (1998-2001) e especialização em Epidemiologia e Bioestatística - Global Clinical Scholars Research Training Program - Harvard Medical School (2015 - 2016). Atualmente é coordenadora do ambulatório de doenças desmielinizantes da UNIFESP, desenvolvendo pesquisas em esclerose múltipla e neuromielite óptica.
Grupo de estudo: Doenças Desmielinizantes - Neurologia e Neurocirurgia
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/9619603975043505
Fabíola Isabel Suano de Souza
Possui graduação (2000) e residência médica em pediatria (2002) pela Faculdade de Medicina do ABC (FMABC). Concluiu Mestrado (2006) e Doutorado (2011) pela Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina (UNIFESP/EPM). Obteve o título de Especialista em Pediatria (2003), Área de Atuação em Nutrologia Pediátrica (2005) e Área de Atuação em Terapia Nutricional Parenteral e Enteral (2006) pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Pediatria da UNIFESP/EPM e Professor Auxiliar do Departamento de Pediatria da FMABC. Coordena a Equipe Multidisciplinar em Terapia Nutricional do Hospital Municipal Universitário de São Bernardo do Campo (HMU-SBC) desde 2006. É orientadora do Programa de Pós-Graduação em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria da UNIFESP/EPM. Na UNIFESP/EPM coordena a UC de Pediatria Geral e Comunitária e Medicina do Adolescente, é membro da Comissão de Pós-Graduação do Programa de Pediatria. Na Faculdade de Medicina do ABC coordena o Curso de Pediatria do Terceiro Ano do Curso de Medicina e é membro do Núcleo de Educação à Distância. Participou dos Grupos de Trabalho do Ministério da Saúde sobre o Guia Alimentar de Crianças menores de 2 anos e Obesidade infantil. Foi indicada como Delegada do Comitê Consultivo do Capítulo Latino Americano do DOHaD (International Society for Developmental Origins and Health Diseases) 2021-2023.
Grupo de estudo: Pediatria
Impacto da infecção por COVID-19 na gestação sobre a prática do aleitamento materno, presença de IgA anti-SARSCoV 2 no leite materno, crescimento e desenvolvimento dos lactentes: estudo de coorte observacional.
Palavras-chaves: materno-infantil; leite materno; infecção congênita
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/4205596362106074
Gianna Mastroianni Kirsztajn
Tem Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco. Cursou algumas disciplinas dos Cursos de Ciências Biológicas da FAFIRE e da UFPE e Línguas da UFPE. Tem Mestrado em Medicina (Nefrologia), Doutorado em Medicina (Nefrologia) pela Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP e Pós-Doutorado na UNIFESP (com apoio e aprovação FAPESP). É Professora Associada Livre-Docente da UNIFESP e Coordenadora do Setor de Glomerulopatias da UNIFESP. Exerceu a função de Chefe da Disciplina de Nefrologia da UNIFESP de 2013 a julho de 2017 e, em seguida, passou a ser Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Nefrologia da UNIFESP até o momento. É professora orientadora de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Nefrologia da UNIFESP. Foi agraciada com bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq em 2009, 2013, 2017 e 2020. É consultora ad hoc do CNPq, FAPESP, FACEPE e outras instituições. É preceptora da Liga Acadêmica do Rim e mentora voluntária de alunos da Graduação da EPM. Coordenou a Campanha Nacional de Prevenção de Doenças Renais de 2003 a 2010. É Diretora do Departamento de Prevenção de Doenças Renais da Sociedade Brasileira de Nefrologia até a presente data. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Nefrologia, atuando principalmente nos seguintes campos: glomerulopatias, glomerulopatias pós-transplante, síndrome nefrótica, lúpus eritematoso sistêmico/nefrite lúpica, assim como doença renal crônica e sua prevenção.
Grupo de estudo: Laboratório de Glomerulopatias
Avaliação renal em pacientes com COVID-19.
Palavras-chaves: glomerulonefrite; lesão renal aguda; COVID-19; biópsia renal; SARS-CoV-2
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/5744106277657588
Isaias Glezer
Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo (USP) em 1998 e doutorado em Farmacologia pela USP (2003). Pos-doutorado na Université Laval (Canada) de 2003 a 2007 e na USP (2008). Tem experiência nas áreas de Neuroinflamação, Biologia Molecular, Sistema Olfatório, atuando principalmente nos seguintes temas: sinalizacao intracelular, expressao gênica em larga escala, hibridizacao in situ, microglia, neurodegeneração, neurorregeneração, glicocorticóides e resposta imune inata. Recebeu auxílio Jovem Pesquisador FAPESP incialmente pelo Depto. Bioquimica do Instituto de Quimica da USP (2008), dando seguimento na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP; 2010). Atualmente é Professor Dr. Associado do Depto. de Bioquimica da Escola Paulista de Medicina (EPM) da UNIFESP e pesquisa o papel de moléculas ligadas a resposta imune inata na regeneração nervosa e fisiologia do Sistema Nervoso, e novas vias de sinalização do Epitélio Olfatório associadas ao metabolismo lipídico. www.facebook.com/pg/Neurociencia.GenomicaFuncional
Grupo de estudo: Neurociência e Genômica Funcional - Depto Bioquímica
CEPID Redoxoma.
Palavras-chaves: Estresse oxidativo; radicais livres
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/6158025931975591
Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-9799-1933
Isabel Cristina Kowal Olm Cunha
Enfermeira graduada e licenciada pela Faculdade Adventista de Enfermagem em 1975/76, Especialização em Administração Hospitalar (1978), Mestrado em Enfermagem (1991), Doutorado em Saúde Pública (1999) e Livre Docência em Administração em Enfermagem (2011). Atualmente é Professora Associada Livre Docente Aposentada do Departamento de Administração e Serviços de Saúde e Orientadora Permanente do Programa de Pós-Graduação da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo -UNIFESP. Editora Chefe da Revista Enfermagem em Foco do Conselho Federal de Enfermagem - COFEN. Atuou como professora, coordenadora e diretora de cursos em faculdades particulares e foi Pró-Reitora de Administração (2015-2017) na UNIFESP. Foi editora das Revistas Paulista de Enfermagem e Brasileira de Enfermagem e é parecerista em outros periódicos.Participa em Associações e Conselho de Classe.Tem experiência na área de Enfermagem Hospitalar, Gerência de Serviços de Saúde e Educação. Desenvolve estudos e pesquisas através do Grupo de Estudos e Pesquisa em Administração em Saúde e Gerenciamento em Enfermagem - GEPAG, credenciado no CNPq, em fundamentos e práticas de administração, competências gerenciais e ensino de enfermagem. É autora de capítulos de livros e organização de obras, bem como de artigos científicos em revistas indexadas.
Grupo de estudo: Departamento de administração de Serviços de Saúde e Enfermagem
Avaliação do cuidado de enfermagem a pacientes com COVID-19 em hospitais universitários brasileiros.
Palavras-chaves: Covid-19; pandemia; administração;
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/8695765272291430
Orcid iD: https://orcid.org/0000-0001-6374-5665
Ivan Hong Jun Koh
Graduação em Faculdade de Medicina pela Universidade de Brasília (1978), Residência Médica em cirurgia pediátrica pela Universidade de Brasília (1979-1981), Mestrado e Doutorado em Técnicas Operatórias e Cirurgia Experimental pela Universidade Federal de São Paulo (1987 e 1989, respectivamente), Pós-Doutorado pela Universidade de Toronto (1989-1992) e Livre-Docência pela UNIFESP-EPM (2001). Atualmente é Professor Associado da UNIFESP-EPM, locado em Disciplina de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental do Departamento de Cirurgia. Atuação: Ensino na graduação e pós-graduação (Ciência Cirúrgia Interdisciplinar) e pesquisa experimental com animais de pequeno e médio porte. A linha de pesquisa envolve: translocação bacteriana, sepse, imunologia de intestino, macro-circulação e micro-circulação associadas à infecção sistêmica e choque e biotecnologia. A microcirurgia e transplante de órgãos também tem sido focos de pesquisa.
Grupo de estudo: Laboratório de Pesquisa Experimental/ Departamento de Cirurgia
Sepse-Integrando a pesquisa básica e a investigação clínica II. Processo: 2011/20401.4
Palavras-chaves: microcirculação; hemodinâmica; pós-sepse; termografia; inteligência neural
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/0350866868370257
Jane Zveiter de Moraes
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), mestrado em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorado em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Tem experiência na área de Imunologia e Biologia Celular com ênfase em Imunologia de tumores, atuando principalmente nos temas: vacina anti-idiotípica, vacina de DNA, gene therapy, angiogênese e anti-angiogênese e desenvolvimento de testes alternativos ao uso de animais. Atualmente é Professora Associada da Disciplina de Físico-Química do Departamento de Biofísica da UNIFESP e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Biologia Molecular da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
Grupo de estudo: Lab de Imunoterapeuticos e Metodos Alternativos ao uso de Animais Depto de Biofisica
Uso de mAbs anti-fatores angiogenicos em tumor/Obtenção e caracterização de macs contra proteínas do vírus SARS-CoV-2.
Palavras-chaves: FGF2; VEGF; mAbs; idiotic; anti-idiotipo/mAb; COVID-19; SARS-CoV-2
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/6568232956872184
Luciene Covolan
Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual de Londrina (1988), mestrado em Farmacologia (Fisiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1994) e doutorado em Ciências Médicas (Fisiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1999). Professora Associada do Departamento de Fisiologia da Universidade Federal de São Paulo, é revisora dos periódicos: Pharmacology, Biochemistry and Behavior , Brazilian Journal of Medical and Biological Research, Epilepsia, Epilepsy Research, Neuroscience Letters, Brain Research e Editora no Frontiers in Neuroscience e Arquivos de Neuropsiquiatria. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Neurofisiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: epilepsia, ressonancia nuclear magnetica, lesão celular, neurogênese, comportamento animal, estimulação cerebral profunda, nocicepção e deficiência intelectual. Presta assessoria técnica para o Ministério da Educação (MEC) desde 2008. Orientadora de Mestrado, Doutorado e Supervisora de Pós-Doutorado pelo Programa de Neurologia/Neurociências da UNIFESP (nota 6,0 Capes). Tem 3 Pós-Doutorados; University of Oslo (2000-2002), UNIFESP (2005-2006) e Cleveland Clinic (2016-2019). Desde 2019 faz assessoria científica no Instituto Jô Clemente (antiga APAE de São Paulo) construindo as políticas de fomento à pesquisa e estabelecendo parcerias para investimento multi-institucional.
Grupo de estudo: Lab Neurofisiologia - Dep Fisiologia
Síndrome de Down, vulnerabilidade ao COVID-19 e resposta imunológica a vacinação.
Palavras-chaves: inflamação; sars-cov-2; trissomia do 21
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/4322693242221219
Maria Angélica Sorgini Peterlini
Possui graduação em Enfermagem pela Escola Paulista de Medicina (1984), mestrado em Enfermagem Pediátrica pela Escola Paulista de Medicina (1994) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (2003). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Enfermagem Pediátrica, com ênfase em Segurança do Paciente, Enfermagem em Cuidao Itensivo Pediátrico e Criança Cirúrgica, atuando principalmente nos seguintes temas: criança, enfermagem pediátrica, criança cirúrgica, terapia intravascular, segurança do paciente, terapia medicamentosa e cuidado intensivo pediátrico e neonatal. Membro e fundadora da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (REBRAENSP). Membro e fundadora do Polo São Paulo da REBRAENSP. Coordenadora do Polo São Paulo da REBRAENSP (2009 a 2014). Membro do Grupo Coordenador da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (2013 a 2016). Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem da Unifesp (2013 a 2019). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem da Unifesp desde outubro de 2019.
Grupo de estudo: Departamento de Enfermagem Pediátrica. SEGTEC (Segurança, Tecnologia e Cuidado). LEEnf (Laboratório de Experimentos de Enfermagem)
Terapia medicamentosa enteral em pediatria: análise da prática clínica realizada pela enfermagem.
Palavras-chaves: Enfermagem pediátrica; Administração Oral; Estabilidade de Medicamentos; Segurança do paciente
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/1599622257763420
Maria Jose da Silva Fernandes
Bióloga, possui mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela UNIFESP (1991), doutorado em Neurociência pela UNIFESP (1994) e Pós-doutorado pelo INSERM Unité 398, Neurobiologie et Neuropharmacologie des Epilepsies Généralisées (1994-1996). Foi professora adjunta (1997-2005) e é professora associada da Disciplina de Neurologia Experimental, Depto. Neurologia e Neurocirurgia da Universidade Federal de São Paulo, desde 2006, tendo ocupado cargo de chefia da Disciplina de 2011-2012, e 2019-atual. Tem experiência na área de Neurofisiologia, com ênfase em Neuroquímica e Biologia Molecular de Doenças Neurodegenerativas, atuando principalmente nos seguintes temas: epilepsia do lobo temporal. É consultor Ad hoc do CNPq, CAPES, Fapesp, Ministério da Saúde (PPSUS), Inserm e de várias revistas científicas indexadas de circulação internacional (Neurobiology of Disease, Journal of Neuroscience, Epilepsy Research, Brain, Brain Research, J of Molecular Medicine, PLOS ONE, BMC Neuroscience, e outros). Foi membro da Comissão de Neurobiologia, sub-comissão em Pesquisa Básica da Liga Internacional de Epilepsia (ILAE), 2012 e 2013. Atividades de Gestão: Membro eleito do Conselho Administrativo da UNIFESP (2010-2012), Chefe de gabinete da reitoria (2013-2017), Membro da Congregação da Escola Paulista de Medicina (2013-2019). Diretoria da Associação de Docentes da Unifesp (Adunifesp) desde 2005-2013, tendo sido presidente na gestão 2009-2011. Diretoria de Ensino da Fundação de Apoio à UNIFESP (FAPUNIFEP) (2017-2018); Vice-Presidente da FAPUNIFESP (2018-atual).
Grupo de estudo: Disciplina de Neurociência, Depto. Neurologia e Neurocirurgia
Modulação da microbiota intestinal por suplemento alimentar no controle da epilepsia farmacorresistente em crianças com crises refratárias tratadas com dieta cetogênica: avaliação de biomarcadores cerebral.
Palavras-chaves: epilepsia farmacorresistente; hipocampo; microbiota; citocinas
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/7203360175231963
Maria Luiza Vilela Oliva
Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Química - Faculdades Oswaldo Cruz (1978), mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo (1981) e doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo (1988). Atualmente é Professor Titular e Livre Docente da Universidade Federal de São Paulo., Pesquisador 1A do CNPq. Trabalha com a caracterização dos aspectos estruturais e cinéticos de inibidores de enzimas proteolíticas isolados de plantas, a sua interação com enzimas para a compreensão dos fenômenos envolvidos no controle da proteólise e que possam permitir o desenho de inibidores que interfiram em processos biológicos como a coagulação sangüínea, o controle da pressão arterial, a inflamação e proliferação de células tumoral. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: agregação plaquetária; Bauhinia; inibidores de proteases; câncer; câncer de mama; coagulação; estrutura de proteínas; inflamação; sistema calicreínas-cininas; Kunitz; plantas medicinais; peptídeos ativos; trombose.
Grupo de estudo: Química e Função de Proteínas, Departamento de Bioquímica, INFAR
Fragmentos Derivados de Proteínas com seletividade para inibição de enzimas de mamíferos e micro-organismos e seu papel como agente anti-inflamatório, antimicrobiano, antitrombótico e antitumoral: mecanismo de ação.
Palavras-chaves: câncer; inibidores de proteases; peptídeos; produtos naturais; quimioterapia; plantas
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/5832778223847349
Mauro José Costa Salles
Possui graduação em Medicina pela FEMPa (Estadual do Pará) (1983-1988), seguido de Especialização em Clínica Médica pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (1989-1991) e Residência Médica em Infectologia no Instituto de Infectologia Emílio Ribas (IIER) (1993-1995). Cursou o Master of Science (MSc) em Applied Molecular Biology of Infectious Diseases pela London School of Hygiene & Tropical Medicine (LSHTM), University of London-UK, concluído em 1998. Doutorado obtido em 2008 pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Atualmente é Professor Adjunto da Disciplina de Infectologia na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) e Coordenador da Clínica de Infectologia na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Membro do Conselho do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da FCMSCSP desde 2017. Desde 2018 é também Professor Adjunto A1 da Disciplina de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)-Escola Paulista de Medicina (EPM), e é atualmente o Coordenador do Curso de Especialização em Infecções Musculoesqueléticas (IME) da EPM-UNIFESP com duração de 1 ano, direcionado para o aprimoramento de médicos infectologistas e ortopedistas. Atua como revisor ad-hoc de periódicos internacionais na área de infecções musculoesqueléticas e de agência de fomentos (FAPESP). Tem experiência na área de Infectologia e Microbiologia, atuando principalmente nos temas: Infecções Associadas aos Biofilmes, Infecções Associadas aos Implantes Médicos, Infecções Osteo-articulares e Próteses Ortopédicas, Infecções de Pele e Tecidos Profundos. Coordenador técnico (2009, 2016 e 2020) do Grupo de Trabalho (GT) para Elaboração e Revisão Periódica dos Critérios de Definição e das Medidas de Prevenção das Infecções em Cirurgias em Geral, e das Cirurgias com Implantes/Próteses, ANVISA.
1) Grupo de estudo: Laboratório Especial de Microbiologia Clínica (LEMC) da Disciplina de Infectologia
CARACTERIZAÇÃO DOS FATORES DE VIRULÊNCIA E RESISTÊNCIA DE Staphylococcus epidermidis ASSOCIADOS À FALÊNCIA DE TRATAMENTO NAS INFECÇÕES OSTEOARTICULARES COM IMPLANTES ORTOPÉDICOS.
Palavras-chaves: Biofilme; biomaterial; Cutibacterium acnes; patogenicidade; osteomielite
2) Grupo de estudo: Grupo de Infecções Musculoesqueléticas e Biofilme
CARACTERIZAÇÃO DOS FATORES DE VIRULÊNCIA E RESISTÊNCIA DE Staphylococcus epidermidis ASSOCIADOS À FALÊNCIA DE TRATAMENTO NAS INFECÇÕES OSTEOARTICULARES COM IMPLANTES ORTOPÉDICOS.
Palavras-chaves: INFECÇÃO EM IMPLANTES ORTOPÉDICOS; BIOFILME; OSTEOMIELITE; SONICAÇÃO; SEQUENCIAMENTO GENOMICO COMPLETO
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/3119933864520484
Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-5443-6024
Rodrigo César Rorato
Graduado em Biomedicina pelo Centro Educacional Barão de Mauá (2002). Desenvolveu seu Mestrado (2007), Doutorado (2010) e Pós-doutorado (2011-2017) na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP (FMRP-USP). Ainda, realizou pós-doutorado no Beth Israel Deaconess Medical Center - Harvard Medical School (BIDMC-HMS - bolsa BEPE). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Biofísica da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia Geral, atuando principalmente nos seguintes temas: controle central do eixo Hipotálamo-Hipófise-Adrenal, da Homeostase Energética e da Homeostase da Glicose.
Grupo de estudo: Biofísica
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/1959394520283383
Rosana Puccia
Possui graduação em Biomedicina (1980) pela Escola Paulista de Medicina-Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP), mestrado (1985), doutorado (1990) e Livre Docência (2008) pelo Programa em Microbiologia e Imunologia da EPM-UNIFESP, além de pós-doutorado pela McGill University (Montreal, Canadá, 1990-1992). Professora Titular do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia da EPM-UNIFESP e orientadora do Programa (11 doutores e 4 mestrados formados). Tem experiência na área de Micologia Médica, com ênfase em micologia molecular dedicada ao estudo de fatores de virulência de fungos patogênicos dimórficos e oportunistas. Dedicou-se à caracterização genética e imuno-molecular do antígeno gp43, da serino-tiol proteinase e de moléculas da parede celular de Paracoccidioides. Há uma década dedica-se a caracterizar vesículas extracelulares fúngicas.
Grupo de estudo: Disciplina de Biologia Celular, DMIP
Vesículas extracelulares de fungos patogênicos humanos: modulação, papel na comunicação celular e no desenvolvimento das micoses.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/8787784443554068
Shirley Cavalcante Vasconcelos
Ph.D em Infectologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e realizou Pós-Doutorado na Universidade Federal de São Paulo. Professora Associada na Universidade Federal de São Paulo e Orientadora no Programa de Pós-Graduação em Infectologia (UNIFESP). Atualmente é Professora Colaboradora na Faculdade de Medicina da USP (Instituto de Medicina Tropical). Estuda diversidade viral, epidemiologia molecular, possui expertise nas áreas de Next Generation Sequencing, Real Time PCR, Pesquisa e Desenvolvimento e neuroaids.
Grupo de estudo: Retrovirologia/Departamento de Medicina
Metagenômica viral em indivíduos com diagnóstico tardio pelo HIV/aids.
Palavras-chaves: diversidade viral; virus novos; mutações; bioinformática; diagnótico
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/6529080329230878
Silvio Ricardo Pires
Professor Adjunto 4 do Departamento de Oncologia Clinica e Experimental da Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Doutor em Saúde Coletiva pela UNIFESP (2007), Mestre em Ciências Radiológicas pela UNIFESP (2003), Especialista em Física Médica - modalidade Radiodiagnóstico - certificado pela Associação Brasileira de Física Médica (2008), Graduado em Física/Bacharelado pela Universidade de São Paulo - USP (2000). Atuou como professor no Centro Universitário São Camilo em 2002, 2005 e 2007. Tem experiência profissional, atuando como especialista em física médica na empresa Diagnósticos da América entre 2007 e 2009. Atualmente está lotado no setor de Radioterapia, trabalha com controle de qualidade de equipamentos de radiodiagnóstico, é Tutor do programa uni profissional de residência em Física Médica pela UNIFESP e também é orientador cadastrado no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Informática em Saúde da UNIFESP/EPM. Tem experiência na área de Física-Médica, com ênfase em Radiodiagnóstico.
Grupo de estudo: Oncologia Clinica e Experimental
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/3930068921962275
Vani Xavier de Oliveira Junior
Professor Associado no Centro de Ciências Naturais e Humanas da Universidade Federal do ABC - UFABC. Bacharel em Química pela Universidade de São Paulo - USP, obteve o título de Doutor em Biologia Molecular na Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, para o qual estudou a ação de peptídeos no Sistema Nervoso Central, visando o controle da obesidade. Antes de ingressar na Universidade Federal do ABC, em Agosto de 2006, estudou o Sistema Renina-Angiotensina-Aldosterona utilizando análogos da angiotensina II, no estágio de Pós-doutorado na Universidade Federal de São Paulo. Atualmente, desenvolve estudos sobre a malária, no intuito de desenvolver peptídeos ativos contra essa doença, no desenvolvimento de novos peptídeos antimicrobianos e com ação antitumoral. Dr. Oliveira é docente nos cursos de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia - Química da UFABC e em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) da UNIFESP.
Grupo de estudo: LACOMB - CCNH
Estudos de atividade antiviral, antibacteriana e anticâncer de peptídeos do veneno de artrópodes.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/8202238208943023