Docentes orientadores TCC

vani

Vanicléia Silva Santos é Curadora Associada da Coleção de Arte Africana do Penn Museum/ University of Pennsylvania. Está licenciada do cargo de Professora Associada de História da África da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde continua orientando pesquisa de Mestrado e Doutorando no Programa de Pós-Graduação em História. Suas pesquisas se concentram na História da África e suas diásporas. Editou quatro livros sobre cultura material na África: "Comércio de marfim no mundo atlântico: (séculos XV a XIX)" (2018); "Marfim no mundo moderno: comércio, trânsito, fé e status social (séculos XVI a XIX)" (2017); "África e Brasil no Mundo Moderno" (2012); e "Arqueologia e história da cultura material na África e na diáspora africana" (2018). Seu último livro editado, "Cultura, história intelectual e patrimônio na África Ocidental (séculos XV-XX)" (2019) foi realizado em parceria entre a UFMG e o INEP - Guiné-Bissau. Silva-Santos é membro do Comitê Científico Internacional da UNESCO para o Nono Volume da História Geral da África. Ela é editora do volume X, que trata das Diásporas Africanas. Finalmente, ela está concluindo um livro sobre Mulheres na Guiné-Bissau no século XVII e está editando um catálogo para as Galerias da África do Penn Museu.